Chrono Cross

Chrono Cross

Chrono Cross é na minha opinião um dos melhores rpg´s do Playstation. Para que você entenda e curta a fantástica história desse game é aconselhável que jogue Chrono Trigger, seu antecessor. Chrono Cross pode ser considerado uma continuação de Trigger sim porque vários elementos da historia são oriundos da primeira versão para Snes. Os personagens jogáveis são todos novos e alguns fazem alusão aos personagens de Trigger. O sistema de batalha mudou radicalmente. A barra de tempo deu lugar aos combos. São três níveis de golpes físicos que irão determinar o uso das magias. Ex: Se você desferir um ataque 2 e 3 , o level subirá para 5 e você poderá utilizar as magias elementais que vocês estocou no nivel 5 de seu personagem. Os elementos são separados por cores. Branco = Preto , Azul = Vermelho e Verde = Amarelo. Quando topar com chefe elemental branco , use magias negras e evite as brancas.

Outro aspecto importante no jogo é a barra field no canto superior esquerdo da tela. A cada magia ela adiciona uma cor. Se o inimigo for elemental verde e a field ficar toda verde , ele ficará mais forte e ira utilizar as magias summons , os elementos mais poderosos do jogo , isso é válido para você quando quiser utilizar suas summons. Existem ainda os elementos trap , que como o nome diz , servem para capturar elementos raros.

Um dos maiores segredos de Chrono Cross é encontrar os 44 personagens do jogo , desencane , é impossível pegar todos os personagens numa aventura apenas. É necessário terminar o jogo e utilizar o Game +. Quando adquirir a Chrono Cross(item) no novo jogo vá para Hydras Marshes (Home) e viaje para a dimensão de Sprigg , use a Chrono Cross e irá criar um portal onde pode resgatar personagens de outros save games usando novamente o item Chrono Cross nesse ponto invisível.

Bom , agora que já esta por dentro do jogo  eis o meu guia do jogo. Vale lembrar que não é necessário seguir a risca o que apresento , mas lhe será útil se você se perder no jogo ou quiser achar alguns personagens e aventuras extras. Bom jogo!

Começa a aventura... (Sonho)

- Assim que sair do elevador , procure um pilar de luz e o desative. Vá para a plataforma circular e será teletransportado para cima. Segue um vídeo... e você irá acordar na sua casa.

Arni Village (Home)

- Fale com sua mãe e vá se encontrar com Leena. Ela pedirá que você vá procurar pelos komodos.
Saia do pier e vá conversar com Radius e ele lhe irá ensinar macetes de luta. Converse com o pescador a esquerda da sua casa , use a segunda opção como resposta para ganhar um item , dê o item para a garotinha para ganhar outro item.
Verifique num dos quartos das cabanas , na cama para achar um osso e o dê para Poshul e consiga seu primeiro parceiro.
Converse com o cara no porão de uma cabana para ganhar um item.

Lizard Rock (Home)

- Aqui você precisa capturar tres komodos , fácil. Um se pega correndo atraz dele , outro fechando o buraco com a pedra e o terceiro pulando sobre ele no timing certo. Quando pegar os três o primeiro chefe aparece. Detone ele.

Opassa Beach

- Vá a praia e tenha uma conversa romantica com sua amiga Leena. Você desmaia...

Opassa Beach (Another)

- Você acorda sozinho na praia. Vá para sua vila!

Arni Village (Another)

- Explore a vila toda. Vá ao pier e converse com Leena! Siga para...

Cape Howl (Another)

- Veja o túmulo do suposto Serge que morreu nessa dimensão. Aparecem Karsh , Solt e Peppor. Kid também aparece para te ajudar. Não é difícil a luta contra os três! Quando a luta acabar recuse Kid três vezes para que Leena entre no grupo mais tarde. Lembra-se do cara no porão da casa em Arni? Volte lá e devolva o item que recebeu dele mesmo na outra dimensão e o boneco também ira entrar no grupo.

Fossil Valey (Another)

- Procure por uma flor na parte de cima desse cenário. Procure pela primeira parte de Skelly!
Enfrente novamente Salt e Peppor.

Termina (Another)

- Converse com o cara que limpa a estatúa  e Kid logo aparecerá. Siga para a direita e dê as flores para Gleen. Agora você poderá escolher tres caminhos para ir até Viper Manor. Eu escolhi pegar Guile no bar! Procure o garoto chamado Korcha e ele te levará de jangada até...

Viper Manor (Another)

-Suba o penhasco atento aos inimigos e as pedras que caem. Vá ao celeiro e alimente os animais. Assim você ganha a chave para entrar no prédio principal pela frente. Entrando , coloque qualquer combinação para cair na armadilha. Tente sair para que Kid começe a provocar os guardas e assim liberar vocês. Na cozinha converse com Glenn. Olhe a senha na parede perto da cama dele e a guarde.
Explore as salas. Numa dela há um colar que o levará ao laboratório de Luccia. Converse com ela e depois solte Pip da gaiola. Ele entrará no seu grupo mais tarde.

Use a senha do quarto para entrar e siga para a Biblioteca. Converse com o velho e enfrente Marcy. Cuidado com suas magias , deixe o HP sempre cheio! O velho profeta lhe dirá para usar o botão do segundo pilar a esquerda no Hall para acionar o elevador. Faça isso e siga para a sala de Viper e enfrente Lynx! Use elementos brancos e cuidado com seus ataques. Segue o enredo e Kid acaba ferida!

Guldove (Another)

- Korcha salvou o pessoal! Mas Kid está envenenada! Aqui você escolhe ajuda-la ou não! Dependendo da decisão alguns personagens irão se juntar a você e outros não! Eu escolho ajudar a loirinha!

Pegue o item que Kid lhe da e use-o no portal na praia.

Hydra Marshes (Home)

- Siga para Hydra Marshes. Vá primeiro pela esquerda. Pegue a flauta com o Beeba! O cara esquisito! Siga e use a flauta na plataforma! Enfrente a Centopéia Wingape e caia no buraco! Enfrente o bichão e lembre-se de não usar elementos azuis nele.

Pegue Razzly. Agora siga para a direita em Hydra e enfrente o grupo de  Dwarves! Enfrente um de cada vez que fica mais fácil! Depois de enfrenta-los , é hora da primeira pedreira do game! Enfrente Hydra com magias verdes de preferencia e NÃO use as amarelas nele. Recupere energia sempre!

Termina (Another)

Vá ao porto e siga com o barco de Korcha para..

Guldove ( Another)

- Dê o remédio para Kid! Uma garota irá roubar seus elementos , use a primeira opção e depois a segunda e vá pegar os elementos de volta. Converse com todos na vila e ache Mel. Ela foge!

Siga para Termina e converse com Gleen! Depois com Korcha.Siga de barco para o ponto nebuloso no mapa.

S.S. Invisible

- Enfrente o animal de estimação de Fargo e depois ele mesmo. Varie os elementos e cuidado com seu HP. No interior do navio , enfrente os fantasmas e entre no buraco de ventilação da cozinha. Pegue a chave com o pirata e dirija-se para a saída.

Enfrente Dead Ahead com elementos brancos!

Guldove (Another)

- Procure por Mel para ela se juntar ao grupo.

Arni Village (Home)

- Converse com o pescador no pier e ele levará você a:

Water Dragon Isle

- Siga para as cavernas. Enfrente todos os dwarves. Enfrente o sub chefe Gang of Dwarves com magma bomb e ataques fortes. Agora é a vez do Hi Ho Tank! Mate primeiro os carinhas para eles não consertarem o Tank e use os melhores elementos nele. Assim , vá conversar com Water Dragon e receba o Ice Breath

Mount Pyro (Another)

Siga em frente congelando a lava em seu caminho com o Ice Breath. Enfrente Solt e Peppor , mais a frente é hora de encarar o Mini Dragon , use elementos azuis de ataque e cura , pois vai precisar. Carregue o HP pois é hora de encarar Karsh  Marcy e Zoah. Deixe Karsh por último , pois ele é o que lhe dará menos problemas.

Fort Dragonia (Another)

Antes de seguir , você terá que desativar os cristais! Em alguns deles é preciso quebrar um pouco a cabeça mas nada que tenha a dificuldade de um Zelda. O mais complicado seria o Cristal Amarelo , então ai vai a resolução: A primeira ordem é Head , Body e Tail , depois vá para fora e aperte o botão do starway , volte e coloque a ordem Tail , Body e Head.

Depois de desativar o Cristal Branco é hora de enfrentar Son of Sun! Cuidado com seu HP e não use elementos brancos nele. Agora suba com ajuda do elevador e estará no sonho do começo do game. Desative o ultimo pilar e enfrente Bunyip com seus melhores ataques. Siga para a plataforma no centro e vá enfrentar Viper.

Ataque Viper com seus melhores ataques fisicos e elementos verdes. Ele é fácil. Assim , Lynx mostra seu carater adoravél e ataca Viper , é hora de meter porrada no Gatão! Ataque com seus melhores ataques e os mais poderosos elementos brancos que tiver e não se esqueça de se preocupar com seu HP.

Lynx troca de corpo com Serge ! Agora no corpo de Lynx tente enfrentar Serge e seus amigos , mas você acaba perdendo. Serge que na verdade é Lynx assassina Kid e tudo parece confuso! Calma , o jogo esta apenas começando!

Dimensional Vortex

- Balançe o galho para que caia uma fruta e Sprigg saia da toca , entre nela antes que ele feche! Sprigg se junta a você no dia seguinte. Vá ao castelinho acima e converse com Harle. Uma figura aparecerá no andar de cima , apenas a siga no andar de baixo. Harle se junta a vocês e agora é só achar a saída!

Você acabará em Hydra Marshes.Vá para a praia para ir na dimensão Home.

Arni Village (Home)

- Após notar a reação das pessoas com sua nova cara! Vá conversar com sua mãe! Radius irá aparecer , vença-o e ele se juntará a seu time.

Fossil Valley (Home)

- Vá com Radius no grupo , ele é ótimo! Procure por um pedaço de Skull atraz da cabeça do Dragão! E consiga alguns mythril para fazer armas em Termina.

Termina (Home)

- Com Radius , vá conversar com Zappa e Gogh para consegui-los. Vá para Shadow Foreste (Home)  siga para a grande arvore , consiga o cogumelo e dé ao cara que vive na caverna sob a cachoeira. Funguy se junta a vocês!

El Nido Triangle (Home)

- Em Termina , pegue o barco no pier e siga para El Nido. Pegue todos os baus e consiga a Star Fragment!

Sky Dragon Isle (Home)

- Abra o bau e Mega Starky aparecerá. Ele é forte , cuidado e não use elementos brancos. Depois persiga Starky e ele se juntará ao time.

Viper Manor (Home)

- Antes vá para Termina e converse com os guardas que impedem você de entrar no pier. Converse com Norris e siga para Viper Manor , entre no poço e siga em frente até encontrar a escada. Converse com Norris e ele se juntará ao time.

Marbule (Home)

- Converse com Toma e durma na cabana! Uma sereia irá aparecer. Siga para:

S.S. Zelbess (Home)

- Vá para o quarto de Fargo e veja a discussão! Vá ver o mágico Sneff e depois desafie Fargo no cassino, você irá perder! Vá ao Inn e veja o que rola. No show de Sneff , transforme-se em gato e vá ao Inn , pegue a Handle e ainda como gato vá para o topo do barco , ande na corda e escute a conversa de Nikki e Irenes. Volte a sala de Sneff e entre na pequena passagem na parede e ele irá lhe transformar novamente em humano. Vá desafiar Fargo e dessa vez ele perde , agora você tem acesso ao Torneio , siga e converse com Sage , enfrente-o e ganhe a Fiddler Crab

Siga para o mastro , use o mini elevador e converse com todos. Irenes se juntará ao grupo.

Dead Sea

- Use o Fiddler Crab. Radius fala do poder maligno da Masamune.

Hermit´s Hideout (Home)

- Pegue a Garai´s Keepsake. Use a Ice Breath no gramado para deixa-la fertil e volte aqui na dimensão Another com Poshul para conseguir Turnip , a planta?!

Isle of the Damned (Home)

- Use a Keepsake nos espelhos e cuidado para não se confundir. Quando chegar no túmulo de Garai , enfrente o fantasma possuido de Garai. Ele é poderosos , use a Moonshine de Harle nele.Consiga a Einlanzer.

Dead Sea (Home)

- Use a Einlanzer e siga! Entre nas ruinas e enfrente HighwayMan (lembram dele em CT?). O cara é resistente! Em City Ruins você encontra um computador que fala de Lavos.

Tower of Gheddon

- Pegue o Item na escadaria da estação para ter acesso a mesma. Procure pela Medical Book mais a frente. Siga os pequenos vultos até chegar ao sino de Nadia. Crono , Marle e Lucca estarão a sua espera para uma conversa , depois converse e enfrente Miguel. Um dos chefes mais chatos do jogo. Ele tem uma tecnica mortal que se consiste em se fortalecer , enfraquecer um personagem e atacar com um poderoso elemento. Não use elementos brancos nele , tenha revive e muitos elementos de cura!

Após a batalha , Fate decide destruir Forgotten Future! Sky Dragon aparece e salva o grupo. O portal em Opassa Beach abriu , assim como o portal em Hudra Marshes para Dimensional Vortex. Se você confrontar o mesmo personagens das duas dimensões poderá ganhar Itens (ex: Zappa Home - Zappa Another)

Termina (Another)

Vá ao bar com Norris e entre na porta que agora esta aberta. Escolha Karsh ou Zoah , ambos são bons!

Viper Manor (Another)

- Procure Norris para que ele lhe de uma chave. Desça pelo bueiro que fica no corredor e siga pelo esgoto , se utilize das vávulas para abrir as passagens e cuidado com os inimigos que são bem fortes. Mate a barata Roachster com muitos elementos. Siga e mais frente encontre e vença o cozinheiro possuido! Elementos azuis são eficientes nele. Mais a frente enfrente o resistente Grobyc e quando ele for derrotado fará parte do seu grupo. Logo depois é hora de encarar o Robo na biblioteca , desça o pau nele , demora mas não chega a assustar!

Hermit´s  Hideway (Another)

- Converse com todos e Riddel se junta ao time. Lynx e Kid possuida aparecem mas Fargo e Polly salva a trupe.

S.S. Zelbess

- Algumas belas e comoventes cenas para seu deleite e após isso Marcy , Zoah , Viper , Fargo e Karsh entram para o time!

Hydra Marshes (Another)

- Vá para o buraco onde achou a fada e enfrente o esqueleto! Pegue o baú , e numa pequena caverna a esquerda do local esta outro pedaço de Skull. Outro pedaço de Skul esta com um explorador em Water Dragon Isle (Another).

Isle of Damned (Another)

- Vá com Karsh para o local e dirija-se para o túmulo de Dario. Uma história paralela de Karsh acontece!

Dead Sea (Another)

- Harle deixa o grupo!

S.S. Zelbess (Home)

- Mostre o Fargo da dimensão Another para o Fargo da Home. Várias cenas para seu deleite , inclusive umas das musicas mais bonitas do jogo. Nikki toca na sua guitarra a musica Magical Dreamers.

Vá para Marbule (Home) e mate todos os inimigos! Assim o Black Dragon acorda na dimensão Another. Em Marbule restaurada (Home) você poderá comprar os elementos Trap que servem para capturar os elementos poderosos que os dragões utilizam.

Guldove (Home - Another)

- Vá para Guldove (Home) e tente entrar no templo de Steena. Vá para Guldove (Another) e enfrente Orlha. pegue o broche. Vá ao templo e  pegue a Dragon Emblem. Volte ao templo em Home e converse com Steena.

Enfrentando os Dragões!

- Black Dragon: Depois dos acontecimentos em Marbule (Home) vá encarar o Dragão Negro em Marbule da dimensão Another. Ele é forte , se ainda estiver muito fraco , deixe ele pra depois. Use seus melhores elementos!

- Water Dragon: Vá para Water Dragon Isle (Home) e desça a lenha nele.

- Earth Dragon: Vá para Earth Dragon Isle (Home) e afunde na areia. Cheque o caminho bloqueado pela pedra e saia usando o jato de areia. Converse com todos até eles mudarem de posição.  O cara da parte de cima lhe dará explosivos , use-os na Pedra. Agora você precisa usar o explosivo para derrubar um monstro no buraco na areia. Mate os outros dois e empurre-os nos outros dois buracos. Use o buraco principal para seguir adiante. Enfrente Earth Dragon usando seus melhores elementos e cuide para que o field effect não fique amarelo. Olho no HP também pois ele tem ataque poderosos.

- Green Dragon: Green Dragon está em Gaia´s Navel. Para ter acesso ao local vá para Hydra Marshes em Another para conseguir a fruta com Beeba. Volte para Hydra Marshes em Home e dê a fruta para o Beeba , perto dali converse com o outro Beeba e toque a Flauta , o monstro aparece e lhe levará para a ilha. Em Gaia´s Navel  você conhece a pequena Leah ( hum... Ayla?) com ela no grupo , elimine todos os inimigos da ilha , Tyrano e seu comparsa aparecem , destrua eles para ter acesso ao Green Dragon. NUNCA deixe o field effect verde e use seus melhores ataques tomando o cuidado de sempre com o HP. Toque a flauta e saia da ilha.

- Fire Dragon: Em Mount Pyre (Another) uma nova caverna se abre e você irá explorá-la. Siga até achar Fire Dragon , lembre-se que ele tem duas formas entao deixe elementos guardados! Use elementos azuis.

- Sky Dragon: Volte a Sky Dragon Isle e enfrente o mais resistente dos dragões. Elementos vermelhos e verdes são eficientes contra ele.

Guldove (Home)

-Steena se junta ao time e dá a você a Dragon Tear. Coloque ela no grupo!

Fort Dragonia (Home)

- Siga direto para o elevador e enfrente Lunx no corpo de Serge. Cuidado com seus elementos negros e ataque com elementos brancos e os mais fortes que tiver. É bom ter recarregadores de HP.

Se você pegou o ovo em Fossil Valley (Another) desça o elevador e coloque-o na incubadora . Assim você ganha o personagem Draggy!  Agora vá para cima onde se transformou em Lunx e adquira o corpo original de Serge.

Earth Dragon (Another)

- Depois de enfrentar Earth Dragon em Home , aparece um monstro secreto em Another no mesmo local. Criosphinx lhe dirá enigmas e você deve responder com certos elementos de certas cores. É muito difícil , e você pode simplesmente pular essa parte ou deixar para mais tarde.

Forbidden Isle (Home)

- É uma pequena ilha ao norte do continente que solta uma fumaçinha. Vá para lá com Riddel e Karsh e converse com Dario.

Enfrente-o usando suas melhores técnicas e elementos. Dario é páreo duríssimo. Derrotando ele , você o salta da maldição da Masamune e serge ganha o poder sobre a espada que agora não é mais maligna e se chama Mastermune. Dario promete reconstruir Viper Manor e dá o nivel 7 a Riddel.

CD 2

Dead Sea

- Vá para Dead Sea e entre num dos Fate Distortions para trocar de cd.  Entre nas três ilhas , um chefe aparece na terceira. Ele não apresenta muita dificuldade.

Chronopolis

- Enfrente Polispolice com seus elementos. Fácil.

Agora explore todos os andares e converse com todos os fantasmas. Reative o elevador no segundo andar. Tente entrar na porta bloqueada e lhe dirão que o chefe sumiu. Volte para o terceiro andar e converse com todos. Vá para o pier no primeiro andar e converse com o fantasma solitário. Agora vá para o quarto andar e pegue a chave. Desça para o subsolo e Serge consegue entrar em Kid´s Project. Enfrente Lynx incorporado ao Fate. A luta é demorada , use os melhores ataques , deixe o HP sempre cheio e cuidado com a contagem regressiva. Lynx morre!!

Divine Dragon´s Fall (Another)

- Esse lugar é a cachoira no mapa do continente. Coloque a Tears of Hate e a Tears of Love e adquira a Chrono Cross. Equipe-a em Serge.

Hermit´s Hideaway (Another)

- Converse com Radius e vá ver Kid na cama. Você voltará ao passado de Kid com ajuda da Mastermune e a Chrono Cross. Você esta agora na casa de Lucca. Salve as crianças. Na mesa , atrás do relógio , atrás da planta , no balcão e embaixo da cama. Pegue o Ice Gun e siga para a passagem secreta no quarto , Use o Ice Gun no fogo e salve a pequena Kid. Uma das cenas mais emocionantes do jogo acontece!

Viper Manor (Another)

- Converse com Luccia para que ela entregue a carta de Lucca para a Kid. Vá para a fonte no andar de cima e use a Life Sparkle que você adquiriu em Hydra Marshes. Pegue NeoFio.

S.S. Zelbess (Home)

- Pegue Miki.

El Nido Triangle (Another)

- Vá com Sparky no grupo e mate o monstro apenas com elementos vermelhos! Vocês irão encontrar a nave do pequeno e uma pequena adaptação será feita no barco!

Terra Tower

- Enfrente o chefe amarelo: Terrator. Não há segredos. Nos chefes é possível roubar elementos com as traps. Depois das pontes vem o chefe elemental vermelho: Pyrotor , carregue sempre seu HP e não deixe o field effect ficar todo vermelho. Siga e converse com o Prophet of Time. É hora do chefe elemental verde: Anemotor , sem segredos também! Pegue o teleporte e enfrente o chefe elemental preto: Gravitor , se tiver black mail , equipe-se com eles. Use seus melhores ataques. Siga e encontre o chefe elemental branco: Luxator , sem segredos para quem chegou até aqui! Agora só falta o chefe elemental azul: Aquator , uses os elementos vermelhos.

Agora é a vez dos malditos Dragões , agora na forma de Time Devourer. A batalha é demorada pois o HP dele é imenso. É bom deixar um bom estoque de elementos de cura e prefira usar ataques físicos , como o dash&atack e outros , se preferir use as summons , mas cuidado com a cor!

Agora a aventura está chegando ao fim...

Depois da conversa. Vá para Opassa Beach em Home. Converse com Lucca , Marle e Crono e só agora muitas coisas no enredo ficam claras. Depois desse emocionante papo , use o Time Egg no portal roxo.

1º final - Mate Lavos sem se preocupar com nada. É páreo duro pois ele demora a beça pra morrer , é bom ter armaduras a base de Rainbow.

2º final - O final verdadeiro do jogo. E o mais legal também  ,( humm.. o mais dificil também) para salvar Schala é necessário estar com a Chrono Cross equipada em Serge. Agora use os elementos na ordem: Amarelo - Vermelho - Verde - Azul - Preto - Branco e por fim a Chrono Cross , é importante lembrar que Lavos faz de tudo para atrapalhar a seqüência , tenha paciência e equipe variadas cores de elementos nos primeiros níveis que facilita muito! Assim Schala finalmente se liberta , Serge acorda na praia assustado como se nada tivesse acontecido , apenas deixando Leena preocupada! O resto você mesmo assiste , afinal você merece! Parabéns!

Pensa que acabou? Agora você liberou o Game + que funciona mais ou menos como em Chrono Trigger. Você começa com a maioria dos itens e elementos do jogo anterior , mesmo Level e depois do sonho acorda com o Time Egg e pode enfrentar Lavos quando quiser. Ainda é possível acelerar o novo jogo como se fosse um videotape pressionando R2 e slowdown com L2. Consegue-se também um Item para trocar Serge por outros personagens somente nas batalhas.

Mas o mais interessante é que agora você poderá abrir a porta no The Bend of Time. Lá você poderá enfrentar Ozzie , Flea e Slah , personagens de Chrono Trigger! Uma verdadeira festa para os fãs do jogo! Dê três voltas no sentido horário na sala (já vi isso antes..).Os três são poderosíssimos ,então garanta-se com muito level antes de enfrentá-los.

E falando em Chrono Trigger , em Cross é possível ver vários finais graças ao Game +! Clique aqui para conhecer a lista dos finais que consegui descobrir .

Outro aspecto importante de Chrono Cross se refere ao numerosos personagens que você pode controlar , alguns são temporários como Lynx e Harle e outros dependem das suas ações durante o jogo. Gleen por exemplo você só consegue se escolher não salvar Kid do veneno Hydra. Então tente várias possibilidades. Clique aqui para visualizar a lista dos personagens do game.

Bom pessoal , eu prometi um trabalho completo sobre esse que foi o jogo que mais esperei para por as mãos. Não sei se consegui cumprir a promessa. Atualizações serão publicadas com o tempo para incluir dados e corrigir eventuais erros. Fiquem ligados na EGL e se encontrarem algo que não está na publicação , não se acanhe , me ajude a deixar a estratégia ainda mais completa! See ya mates! :)

Estratégia produzida por EvilGambit   - Duvidas,
críticas ou sugestões ? Mail ou Fóru