Legaia 2: Duel Saga

Legaia 2: Duel Saga

Nohl
Você será acordado por Nancy, é o seu primeiro dia de trabalho e todos estão esperando por você. Saia de seu quarto e siga até a entrada para encontrar novamente com Nancy. Saia da casa e fale com Galvan e os demais. Galvan o apresentará aos demais do grupo. Escolha o nome do personagem ou confirme o nome Lang. Galvan irá escolher Marcus e Dein para patrulhar a Hunter's Wood uma floresta de onde se retira recursos como por exemplo alimentos. Você também irá com eles. Volte para o casarão para se encontrar com Galvan e seu pai. Após a conversa explore o casarão, entre nos quartos para encontrar itens de cura. Este vilarejo possui dois Shop um para compra de itens de cura e energia e outros de armas. Você pode comprar alguns itens para sua jornada. Encontre com Nancy e os demais no portão de entrada do vilarejo. Se estiver pronto para a jornada escolha I'm ready. Nancy te dará um Heal Powder e Poison Cure. Galvan vai aparecer siga com ele, Marcus e Dein até a floresta (Hunter's Wood).

Hunter's Wood
Klaw Ant ~105 HP
Bloody Wolf ~135 HP
Flytrap ~365 HP
Escute as explicações de Galvan. É nesta floresta onde os moradores de Nohl retiram recursos para sobreviverem, mas também possui monstros. Siga Galvan para aprender o sistema de batalha. Use o direcional para selecionar Battle, depois selecione com o direcional Attack, você pode escolher dois movimentos, entre eles para cima, para baixo, esquerda e direta. Escolha os comandos e selecione a criatura que deseja atacar. Galvan irá selecionar automaticamente seus golpes. Após o ataque ele te ensinará como usar o item que lhe deu. Escolha Battle e depois Item. Selecione o item e depois o personagem, pressione o botão X. Derrontando as criaturas ande mais um pouco para que Galvan te ensine a usar uma Normal Art (Blue Moon Buster), escolha Battle e depois Attack, pressione para direita, para baixo e novamente para direita, escolha a criatura que deseja atacar. Após o fim dos turnos Galvan irá ensinar uma Super Art (Sandstorm), escolha Battle, depois Attack, pressione a seguinte sequência: direita, esquerda e direita, selecione uma das criaturas para atacar. Derrotando as criaturas, continue sua jornada até o local onde você pode tomar dois caminhos. Tome o caminho de baixo até encontrar uma formiga que foge de Lang, o objetivo e acabar com grupos de formigas. Vá atrás da formiga é acabe com todo o grupo.
No modo de batalha você pode escolher as Normal e Super Art com o botão Circulo do joystick e até tentar novas sequências para descobrir novas Arts.
Volte e tome o caminho de cima, encontre mais um grupo de formigas, acabe com elas e continue pela caminho para encontrar com os outros. Marcus estará caído e ferido. Galvan irá leva-lo devolta para a vila e você terá que encontrar Dein. Continue pelo caminho, você encontrará um Save, se quiser salve o jogo, continue e encontre Dein caído, esteja preparado para lutar com o Chefe.
-- Chefe --
Gather Crab ~ 1100 HP

Nohl Segunda Parte
Devolta ao vilarejo fale com Galvan e depois durma. Lang terá um pesadelo onde um homem está sendo atacado e um garoto observa. Depois que acordar fale com Galvan e os demais na cozinha. Assista a cena e se prepare para voltar até a floresta onde um estranho homem apareceu.

Hunter's Wood Segunda Parte
Tenha cuidado, pois agora Lang está sozinho nas batalhas. Siga até o local onde encontrou Dein caído. No meio do caminho você encontrará Edouard morto, continue e encontre Galvan sendo suspenso por um estranho homem. Assista a cena. Desfira vários golpes em Gold Eyes , depois da terceira vez que o atacar escute as explicações que ele dá sobre Origin e Mystic. Você será atacado e ficará inconsiente, enquanto Gold Eyes vai embora.

Nohl Terceira Parte
Após ter ficado inconsiente por vários dias, você será acordado por Nancy, Galvan também vem falar com você. Vá até a ponte no lago e descubra que a Aqualith sumiu. Durma e pela manhã decida ir atrás da Aqualith. Siga até o portão de saída do vilarejo, Nancy e Galvan vem ao seu encontro. Você receberá de Galvan a espada Hammer Blade e o Wind Talisman. Saia da vila e vá para Gale Canyon.

Gale Canyon
Volture ~300 HP
Baki ~155 HP
Rock Golem ~475 HP
Lyps ~1300 HP
Você encontrará estranhos personagens. Leia os diálogos, depois entre no vale e tome o caminho da esquerda, derrote os inimigos que aparecer, tente evoluir seu personagem para nível 9 pelo menos. Explore o vale para encontrar baús e itens. Continue e você encontrará uma grande pedra que impede a passagem, ainda não é hora de ir por ali, continuando por este caminho você encontrará um Lyps que salta para o outro lado do vale, siga por este caminho. A criatura irá fugir sem brigar. Continue avançando por este caminho, você encontrará um grande buraco onde o vento sobe por ele, passe pela pequena trilha até chegar no Save. Salve e se prepare para lutar com o chefe.
-- Chefe --
Elfin ~ 2200 HP
Depois que vencer Elfin, Bubba, amigo da criatura aparece com muita raiva e querendo lutar com você, porém Elliott e Marienne o impede. Você terá que lutar com elas por 2 a 3 turnos, não tem como você vencer, apenas aguente. Logo após ser derrotado, Lang será levado para o Doplin Castle.

Doplin Castle
Doplin Soldier ~305 HP
Você está em uma cela, onde há um Save. Vá até a porta, Bubba vai derruba-la, querendo arrumar briga. Depois de muito torturar Lang, Bubba será impedido por Doplin. Depois de todos os diálogos, Lang será levado novamente para cela, mas Bubba com tanta raiva que tá dá um soco na parede próximo a cela danificando a porta. Você vai conhecer Maya uma garota que não fala a muito tempo. Ela possui o Origin Rivas que lhe dá poder para cura. Após as explicações de Rivas bata na porta com força três vezes para abri-la, saia da cela e leve com você a garota Maya. Siga para a direita e desça as escadas, você encontrará uma sala com alguns frascos, pegue somente o azul e o verde, não tome o amarelo. Volte e suba as escadas, alguns guardas vão aparecer, vença e siga em frente, use o Orign Rivas de Maya para recuperar energia se necessário. O portal principal da prisão está aberta, saia por ela, você encontrará uma sala com dois soldados, lute com eles e pegue os itens na mesa e no baú. Na cela em frente possui outro báu, pegue o item no báu e saia da prisão. Saindo da prisão passe pelos guardas no jardim sem ser visto e entre no salão principal. Desça as escadas e Salve o jogo se quiser, acione a alavanca para baixar a ponte e sair do castelo, esteja preparado para o chefe.
-- Chefe --
Mighty Balken ~ 2100 HP
Após a batalha, Mighty Balken cairá sobre o portão abrindo caminho para passar pela ponte, apenas fuja.

Darakin Citadel
Pule de um telhado para outro até encontrar uma janela de um quarto em que possa entrar. Você estará em um quarto com um Save, saia do quarto e fale com Sabrina, desça as escadas, Sabrina não te entregará para os guardas. Fale com Sabrina novamente para ganhar um jantar e depois com Joe que está sentado na frente do balcão. Joe tem boas informações sobre Mystics e Origin. Durma e no dia seguinte fale com Sabrina, Maya aponta para um local (Mt. Gabel) no mapa depois da conversa saia do estabelecimento, você estará na parte pobre da cidade, explore a cidade, entre nos Shop e compre itens para recarregar a HP e MP e se tiver bastante dinheiro troque sua arma, armadura, faça combinações de itens e armas. Ainda na cidade, atravesse a entrada que leva para o castelo (parte rica da cidade), entre na última casa da esquerda onde tem uma mulher e uma criança na entrada, fale com Barton e ganhe o Vip Cards, cartão Vip que permite comprar nos melhores estabelecimentos. Por hora saia da cidade e escolha no mapa o local Mount Gabel.

Mount Gabel
Flower Power ~690 HP
Baki Warrior ~420 HP
Galduke ~575 HP
Spike Lizard ~450 HP
Stone Beast ~750 HP
Lyps ~1300 HP
No início do caminho você encontrará um baú, pegue o item e um pouco mais a frente você verá uma pedra enorme impedindo um dos caminhos, ainda não dá para ir por ali, siga em frente subindo a montanha, o caminho é linear. No alto da montanha você encontrará uma casa, e um personagem que se juntará a jornada, seu nome é Kazan. Ele irá te apresentar seu Origin Deva, que possui ataques da terra. Depois de todos os diálogos os personagens irão passar a noite na casa, ao acordar sai e fale com Kazan, Maya será atacada, cabe à você protege-la de uma das criaturas, Kazan dará um fim na outra. Kazan diz a Lang que a única forma de trazer a Aqualith de volta e despertando seu Origin, mas que para isso você terá que ficar face a face com a morte. Siga pela porteira que Kazan abriu. Tenha cuidado você estará sozinho nos combates. O caminho aqui também é linear, passe pela ponte e continue avançando até encontrar raizes de uma árvore para poder subir. Suba e mais a frente entre na caverna.

Mountain Morg's Cave
-- Chefe --
Mountain Morg ~600-1000 HP
Nenhum golpe faz efeito contra esta criatura, bata algumas vezes até receber um golpe fatal. Seu Origin Galea será despertado, com o direcional selecione Battle e depois Origin, em seguida Flaming Fist. Repita este procedimento e Mountain Morg será derrotado. Galea é o Origin do elemento fogo e você pode usa-lo nas batalhas. Saia da caverna e faça o caminho de volta. Será necessário testar as abilidades de Galea, Kazan o levará até Cave of Trials para que você pegue um livro.

Cave of Trials
Galduke ~575 HP
Dino Gal ~550 HP
Spike Lizard ~450 HP
Entre na caverna é use o botão quadrado do joystick para que Galea quebre a pedra. Agora você já pode quebrar as pedras enormes que viu no decorrer do jogo. Maya aparece e se junta a você. Para trocar de personagens afim de passar pelos obstáculos, pressione as teclas L2 ou R2. Tome o caminho da esquerda, use Galea para quebrar a pedra e poder avançar. Entre pela passagem ao lado e ache um báu, volte e continue por este caminho, mas a frente quebre as três pedras e pise no botão no chão para abrir a porta, continue avançando e você chegará a um local que possui dois caminhos, um por baixo que não dá para seguir e um por cima, tome o caminho de cima. Mais a enfrente haverá uma divisão, por cima use Rivas para aumentar as raizes e poder subir para pegar o item no báu, volte até e siga pelo outro caminho da divisão. Encontre duas criaturas na próxima sala, você terá que mata-las para que a porta se abra. Entre na porta que se abriu e tome o caminho da direita, pule pelas pedras para passar para o outro lado, novamente você estará em uma divisão, pegue o caminho para baixo. Use Galea para acendar a tocha em seguida pise no botão que está no chão, a porta se abrirá, passe por ela, desça pela raiz e use Galea para queimar a raiz e revelar baú. Siga em frente e se depare com mais uma divisão, o caminho da direita leva a um baú, use Galea para quebrar a pedra, volte e tome o outro caminho. Este caminho vai dar em uma sala com três tochas, acenda a da esquerda, entre pela porta que se abriu. Pegue o livro Secrets of Fang e saia da Cave of Trials e aprenda a técnica Ragin Fang, faça o caminho de volta até a casa de Kazan.

Mount Gabel Continuação

Você ficará sabendo que a pedra Aqualith está em Doplin Castle , Kazan deixará sua casa sobre a guarda de um vendedor Kenjiro. Desça a montanha, na métade do caminho já estará anoitecendo, eles irão acampar. Acampanho você pode faze-los conversar, combinar item, cozinhar, salvar o jogo e dormir. Alguns Shopping vendem o kit para acampar (Camping Kit), onde estiver uma tenda você pode acampar desde que tenha o kit. Note que após as instruções do tutorial do game os personagens terão mais HP e MP, o efeito da comida passa com o tempo, faça comida e durma nas tendas sempre que puder. Eis um bom momento para aprendar a combinar armas e itens, somente faça combinações onde perceba o ganho de poder de ataque, defesa, etc.
Continue descendo a montanha e quebre a pedra enorme que tampava um dos caminhos, entre na caverna e pegue os itens no baú. Saia de Mount Gabel e selecione no mapa Darakin Citadel.

Darakin Citadel
Faça compras nos Shop, pois daqui para frente a jornada estará bem mais difícil. Compre bastante itens de cura e para restourar as energias de MP e HP. Vá para a parte rica da cidade e conversa com duas senhoras e descubra que pelo hotel tem uma passagem secreta que leva até o castelo, na parte podre da cidade próximo a um entulho frente a árvore você encontra o Emblem of Nobility, ele é necessário para entrar no hotel, dê esse emblema para o homem na frente do hotel. Entre no primeiro dos quartos e no banheiro abra o alçapão no chão, desça para ir para os esgotos.

The Sewers
Bone Warrior ~1400 HP
Netherkind ~1120 HP
Evil Fly ~700 HP
Jelly Melt ~610 HP
Passe pela ponte e tome o caminho da direita da tela, passe por outra ponte e cruze até a próxima tela. Nessa próxima tela passe pela ponte e desça, passe por debaixo da ponte, suba as escadas e de uma volta neste local, entre pela porta e quebre as caixas, você encontrará a Red Gate Key. Pegue a chave e faça o caminho de volta até a outra dela, passe pela ponte, destrave a porta, siga até o fim do corredor e use a Red Gate Key para abrir a porta. Esta sala possui uma alavanca vermelha, acione a alavanca. Volte e siga para a esquerda, passe pela barragem e pegue o mapa (Old Map). Passe pela porta ao lado da barragem, continuando para a esquerda. Você está em um local que possuir duas pontes e uma barragem, passe pelas duas primeiras pontes e desça as escadas, suba as escadas do outro lado, siga até o fim do corredor e pegue a Blue Gate Key, você pode quebrar a parede e pegar um item no baú. Saia da sala e faça o caminho de volta até as duas pontes e a barragem, passe pelas duas pontes e siga para a direita. Você estará na outra tela, atravesse a ponte e passe pela barragem, siga para a direita e desça as escadas. Passe por debaixo da ponte. Em sua frente terá uma barragem e um escada ao lado, subas as escadas, alguns musgos estarão brilhando. Siga em frente até encontrar uma ponte, atravesse a ponte e continue seguindo os musgos que brilham, siga em frente para ir para outra tela a esquerda. Dobre a esquina e vá até o fim do corredor para encontrar uma tenda e uma porta. Use a Blue Gate Key na porta. Acione a alavanca
Saia e desça as escadas, suba a escada do lado oposto, passe pela barragem e entre na porta em frente. Acione a Alavanca. Saia da sala e desça as escadas, siga para a direita até a próxima tela, passe por debaixo da ponte e continue até uma divisão em T, tome o caminho da esquerda, suba as escadas e destrave a passagem e desça pelas as escadas, siga para esquerda e depois passe por debaixo da ponte, continue a esquerda, suba as escadas e abra a porta, esta sala possui uma tocha, use Rivas para acender e pegar a Yellow Gate Key.
Saia da sala, desça as escadas e faça o caminho de volta passando por debaixo da ponte e virando a direita. Suba as escadas e passe pelo portão aberto. Desça as escadas, dobre a direita, na divisão em T, desça ao invés de seguir para direita, dobre a esquerda passando por debaixo da ponte. Você estará em outra tela, suba a escada do lado esquerdo, siga em frente passando pela barragem, dobre a esquerda e dobre a esquina, você encontrará uma porta, use a Yellow Gate Key. Acione a alavanca.
Saia e passa pela ponte que se formou com as caixas. Esta área possui uma escada que leva para a parte podre da cidade, também tem duas portas, uma possui um baú, note que no meio a parede está rachada, use Galea para quebrar e ir para a próxima área.

Kabel Ruins
Stone Golem ~3750 HP
Bone Warrior ~1400 HP
Jelly Melt ~610 HP
Skulraptor ~1290 HP
Zurvial ~1080 HP
Entre na primeira sala a frente e use Rivas para acender a tocha, entre pela porta que se abriu, siga para esquerda, use Galea para quebrar a parede, siga para a esquerda e entre na porta. Pegue o Adventurer's Log 1 no baú. Cada tocha possui uma letra, use Rivas para acendar as tochas F,I,S,H, entre pela porta que se abriu.
Siga em frente, você será atacado por dois Bone Warriors, acabe com eles e continue em frente, passe pela porta e leia o que está escrito no chão. Esssa área possui quatro tochas, use Galea para apagar as tochas e Rivas para acendar as duas primeiras tochas próximo dos dizeres no chão, entre na porta que se abriu.
Você estará em uma sala com uma tenda. Use a tenda para salvar, combinar itens, cozinhar, etc. Abra a próxima porta, mas esteja preparado para enfrentar o chefe.
-- Chefe --
Slogar ~ 20,000 HP
Nenhum dos seus golpes fará efeito em Slogar, Maya ficará com medo e não participa do início da batalha. Aguente de três a quatro turnos até Maya entrar na batalha e desmaiar em seguida. Derrotando a criatura Maya voltará a falar, siga em frente, na próxima área tome o caminho da esquerda, encontre com vários Bone Warriors, acabe com eles e entre na porta a frente. Esta sala possui quatro tochas que devem ser acessas em sequência.
(1) (2)
(3) (4)
Use Rivas para acender as tochas na sequencia: 2,3,1,4.
Entre na porta que se abriu e pegue o Adventurer's Log 2, saia e siga para a direita, entre na primeira porta (figura de uma tartaruga) com tochas de várias cores. Cada tocha tem um nome que representa a cor. Use Rivas para acenda as tochas na seguinte ordem: Yellow, Indigo, Red, Green. Entre na porta que se abriu.
Na próxima área entre na primeira porta a frente e pegue o Adventurer's Log 3, saia e entre na porta da direita ao lado. Esta sala (figura de um escorpião) possui doze tochas, igual a um relógio. Lendo o Adventurer's Log 3 você descubrirá que precisa acendar as tochas na seguinte sequência: 7 horas, 3 horas, 5 horas e 2 horas. Entre pela porta que se abriu.
Pegue a Gold Key em um dos báus, volte e tome o caminho da esquerda e enfrente dois Bone Warriors, entre na sala a frente e leia a placa na parede. A placa informa algo relativo a três horas, no centro tem uma estátua e quatro tochas ao redor simbolizando as horas. Acenda a tocha de baixo e a da esquerda, isso criará uma sombra de 3 horas, entre pela porta que se abriu, você estará frente à um portão de ferro, use a Gold Key para abri-lo. Entre e suba as escadas você estará no Doplin Castle.

Doplin Castle
Doplin Reserve ~1150 HP
Doplin Officer ~1240 HP
Doplin Trooper ~1200 HP
Saia da cela e entre na porta acima, tome o líquido dos frascos azul e verde, saia e suba as escadas. Siga em frente e saia pela portão principal da prisão. No jardim você não encontrará nenhum guarda, porém pode haver batalhas, apenas atravesse o jardim e você estará no salão principal do castelo, abra o portão azul e explore os quartos para encontrar baús, agora abra o portão vermelho, mas esteja preparado para o chefe.
-- Chefe --
Raynof the Brave ~ 30,000 HP
Crimson Warrior ~ 3340 HP
Derrotando Raynof the Brave você estará frente ao portão da capela. Salve se quiser e entre na capela, mas esteja preparado para mais um chefe.
-- Chefe --
Zoan Stoara (Slogar2) ~ 25,000 HP

Após os diálogos você enfrentará Zoan Stoara (Slogar2). No início seus golpes não terão efeitos. Aguente por três a quatro turnos, então Maya poderá disparar ataques. Com Maya, selecione Attack, com o direcional faça a sequência: baixo (Earth), Cima (Wind), direita (Water) e esquerda (Fire). Derrote a criatura e saia do Doplin Castle, também de Darakin Citadel e devolva a Aqualith ao povo de Nohl.

Wilderness Town, Nohl
Você será recebido como héroi, apresente Kazan e Maya a todos e devolva a Aqualith a seu lugar. Todos estão felizes e querem celebrar a noite, após os diálogos vá até o casarão e vale com todos, depois vá para seu quarto e durma. Na manhã seguinte saia da casa, Galvan resolve levar Kazan para caçar na floresta, você irá com eles para Hunter's Wood.

Hunter's Wood Terceira parte
Sabrewulf ~1720 HP
Mad Hound ~3220 HP
Corrosive Tusk ~4400 HP
Kaos Meegle (Ground) ~3900 HP
Mad Thorn ~4260 HP
Este local você já conhece, em alguns locais você encontrará uma tenda, use-a para recuperar energia, combinar itens e aumentar seu HP e MP cozinhando, siga até o local onde encontrou Dein caído no início do jogo. Encontre com Galvan e Boerto e alguns animais mortos. Acontecerá um eclipse e os monstros retornarão a vida muito mais fortes, retorne para o vilarejo, mas com cuidado.

Wilderness Town, Nohl
Devolta a vila todos estarão olhando o sol negro, entre no casarão, fale com Galvan e seu pai. Saia da casa fale com Maya e Kazan, Maya menciona o nome Reym(um espírito). Para falar Reym terão que passar pela Forest Maze e chegar na vila Yuno, terra natal de Maya. Vá até a entrada da vila e fale novamente com Maya e Kazan, Kazan mencione que precisa pegar o 'Mizel Red Sand' em sua casa (Mt. Gabel), pois sem ele a The Forest Maze é um lugar confusso. Saia da vila e no mapa escolha Mt. Gabel.

Mount Gabel
Elegrem ~4100 HP
Volt Spine ~3400 HP
Mad Thorn ~4260 HP
Lyps King ~3300 HP
Suba a montanha em direção da casa de Kazan, derrote as criaturas pelo caminho e entre na casa de Kazan. Porém Kazan não encontra o que veio buscar, foi Kenjiro o vendedor que levou todos os seus pertence, desça a montanha e no mapa escolha Darakin Citadel.

Darakin Citadel
Na parte pobre da cidade, próximo a passagem que leva ao esgoto você encontrará Kenjiro. Fale com ele, porém o cara não quer devolver a Mizel Red Sond e quer algo em troca, uma Lyps' Tear. Compre dele uma(ou mais) Blowfish Weed, saia de Darakin Citadel e no mapa escolha Mt. Gabel.

Mount Gabel
Entre no menu e escolha Blowfish Weed, use este item e o mostro Lyps' King irá aparecer, derrote a criatura e você receberá um Lyps' Tear, saia de Mt. Gabel e no mapa escolha Darakin Citadel.

Darakin Citadel
Dê a Lyps' Tear para Kenjiro e receba em troca a Mizel Red Sand. Saia da cidade e no mapa escolha The Forest Maze.

The Forest Maze
Kocus Karcas ~3900 HP
Hanged Snail ~5250 HP
Dino Taurus ~4900 HP
Dark Fly ~2550 HP
Bean Cannon ~5000 HP
Caminhe pela foresta, em determinado momento ocorrerá uma batalha com o monstro Logheart Crab, neste momento Kazan ensinará uma nova Art, que combina os movimentos dele com os de Lang. Escolha Battle, depois Attack, com o direcional, faça a sequência: baixo, esquerda, cima, direita, baixo, esquerda e pressione X. Siga em frente até mudar de tela, no caminho da esquerda e da direita possui baús, pegue o itens do báu e retorne a este ponto e siga em frente para passar mais uma tela. Siga em frente e novamente você terá dois caminhos a tomar, vá para direita, na métade do caminho haverá uma divisão, continue em frente. Você irá passar mais uma tela, siga em frente, passe por debaixo de um tronco de uma árvore e continue até encontrar dois caminhos novamente, siga o caminho da esquerda (em frente), você vai passar por um riacho e lentamente estará fazendo uma curva, ao localizar um tronco de uma árvore, passe por cima dele e mais a frente use Galea para quebrar um tronco maior que impede o caminho, continue em frente até atravessar uma ponte que nada mais é do que aquele tronco de árvore que havia passado por debaixo. Continue em frente, vai começar a nevar fino isso indica que está próximo de sair da floresta, quando ver neve no chão já terá atravessado The Forest Maze e estará chegando em 'Yuno' terra natal de Maya.

Forgotten Village, Yuno
Maya será recebida por todos, afinal faz tempo que ela e Kazan não aparecem por ali. Depois de muitos diálogos você estará na casa de Maya. No quarto de Maya tenho um Save, salve o jogo se quiser, nas plantas tem mini-game tipo bichinho virtual. Saia da casa de Maya e explore a vila afim de encontrar baús e comprar itens no Shop. Na parte norte da vila vá até o cemitério e fale duas vezes com Maya, vá até a casa de Simba e fale com Kazan e depois volte até a casa de Maya e durma. No dia seguinte saia pela porta de trás da casa de Maya, entre na caverna para conversar com 'Reym'. Aqui você fica sabendo que é necessário três pedras sagradas: poder do fogo (Burning Stone), do vento (Teal Stone) e da água (Azure Stone) para dar um fim em Avalon e fazer o Sol voltar ao normal. Cheque o monolito e veja onde estão as três pedras, saia da vila Yuno e no mapa escolha Wilderness Town, Nohl.

Wilderness Town, Nohl
Entre no casarão e fale com Hawke, depois da conversa vá até a ponte no rio e pegue a Aqualith. Saia do vilarejo e no mapa escolha Freecity, Kravia.

Freecity, Kravia
Chegando em Kravia, os guardas impedem a todos de passar, somente pode passar aqueles que possuem o Kravian Pass que somente é dado pelo novo Bishop que está no Doplin Castle em Darakin Citadel. Saia de Freecity, Kravia e no mapa escolha Darakin Citadel.

Darakin Citadel
Passe na frente do bar de Sabrina e esculte uma voz feminina, entre no bar e conheça a nova integrante do grupo. Dê um nome para a personagem ou confirme o nome Sharon. Sharon é uma pirata e possui um barco e também precisa do Kravian Pass. Saia do bar de Sabrina e desça até o esgoto pela passagem ao lado do velhinho (parte pobre da cidade) pois descer pelo quarto do hotel é muito mais longo o caminho.

The Sewers 2 parte

Descendo pela escada apenas entre no buraco na parede que leva até Kabel Ruins. Como você possui um personagem a mais do que os três permitidos na batalha, terá que revezar os personagens na batalhas, escolha Menu em seguida Order. Sharon não possui nenhuma Art e Super Art, tente criar combinações para ela e continue tentando novas combinações para os demais.

Kabel Ruins 2 parte
Vuran ~6420 HP
Raven Fly ~3200 HP
Kelv Sol Ma ~5600 HP
Shadow Skull ~6000 HP
Algumas passagens e portas já estão abertas pois alguns dos puzzle já foram resolvidos. Siga em frente e atravesse a sala com as quatro tochas acessas, Sharon irá utilizar seu Origin Arrode para revelar uma nova passagem, tome o caminho da direita, desça as escadas até uma divisão siga em frente e entre na porta a frente, esta sala possui a figura de uma cobra (snake) na parede e nove tochas. Cada tocha tem uma letra, use Rivas e acenda as tochas: W, U, L, Q, a porta se abrirá, passe pela porta e novamente haverá uma divisão, entre a direita, pise no simbolo para descer, use Arrode para ativar o Thunder Switch na padere e poder passar, pegue os itens no baú. Siga em frente e pise no símbolo para subir, vá para esquerda e para cima para passar uma tela. Você estará em um local com algo escrito no chão e quatro tochas, duas delas acessas. Apague as tochas e acenda as duas últimas próximas a porta fechada, a porta se abrirá, entre pela passagem que se abriu. Você estará uma sala com uma tenda, use a tenda para acampar e recuperar energia, passe pela porta e você estará no local onde lutou com Slogar. Siga em frente, haverá uma sala a frente que já deverá estar aberta, ente na sala (figura de um lagarto) ao lado. Esta sala possui sete tochas, cada uma com um nome e cor diferente, use Rivas para acender a tochas na sequência: Red, Orange, Yellow, Green, Blue, Indigo, Violet. Entre pela porta que se abriu. Novamente terá uma divisão vá para a direita e entre na última sala, esta sala (figura de um pássaro na parede) possui doze tochas, duas delas acessas. Pense nas tochas como um relógio.
- acenda 8 horas
- apague 4 horas
- acenda 7 horas
- acenda 3 horas
- apague 8 horas
- acenda 1 hora
- acenda 5 horas
- apague 12 horas
Entre pela porta que se abriu e quebre a parede do fundo para revelar um Thunder Switch, use Arrode no local para erguer uma passagem, siga por este caminho e enfrente dois Bone Warriors em seguida passe pelo portão de ferro e suba as escadas para chegar novamente ao castelo.

Doplin Castle Terceira parte
Bronze Warrior ~3320 HP
Gold Warrior ~3600 HP
Crimson Warrior ~3340 HP
Este local você já conhece e não há nenhum segredo, suba as escadas e saia da prisão em direção a o salão central do castelo. Ao chegar ao salão central, desça as escadas e abra a porta atrás da alavanca que baixa o portão e enfrente o chefe.
-- Chefe --
Bubba ~ 56,000 HP
Vencendo Bubba pegue o Kravian Pass que ele joga na escada, saia do Doplin Castle e de Darakin Citadel, no mapa escolha Freecity, Kravia.

Freecity, Kravia
Kravia é um excelente lugar para se comprar armas, itens, alimentos, etc. Você pode subir nos telhados, entrar nos Shop e abriu os baús. Após ter feito suas compras, saia da cidade pelo lado sul, Lang vai se lembrar de um sonho que teve. No mapa escolha Port Town Tanza.

Port Town, Tanza
O porto está destruido, não há nenhum barco inteiro no lugar. Vai aparecer dois caras sugerindo que você procure um navio pirata chamado Blood Kawk em Darek's Haunt , uma caverna ao sul de Tanza. Antes de sair do vilarejo explore o local para encontrará baús, itens e armas para se comprar. Após ter feito suas compras saia da vila e no mapa selecione Darek's Haunt.

Darek's Haunt
No lado direito da tela tem um baú e outro no navio, entre no estabelecimento e converse com Sharon. Siga para o navio e conversa com todos. Será necessário pegar uma pedra (ThunderWind Stone) para o navio funcionar. Saia de Darek's Haunt e no mapa selecione The Thunder Mine.

The Thunder Mine
Helgigas ~10,500 HP
Cloud Eater ~3900 HP
Fiend Bulb ~6600 HP
Shade Flower ~4680 HP
Hanged Shape ~7000 HP
Lyps King ~3300 HP
Siga em frente até encontrar a primeira divisão, descendo você encontrará um báu siga em frente para continuar, suba pela raiz e pegue um item no baú do lado esquerdo passe para o outro lado para continuar. Siga para a direita até encontrar uma tenda.
Vá até o centro do cenário e insira a Lighting Tear no pedestral. Volte até a tenda e desça, o caminho aqui está livre, você verá uma criatura no alto de uma passagem, continue em frente e tome o caminho da direita e depois o da esquerda, quebre a pedra com Galea e use Rivas para crescer a raiz, suba e passe para o outro lado, você encontrará a criatura, use Arrode para mata-la. Pule para o outro lado e pegue mais uma Lighting Tear no baú.
Faça o caminho de volta até a tela dos pedestrais, encaixe a Lighting Tear no pedestral inferior do centro, remova a Lighting Tear do pedestral da esquerda (próximo a tenda), vá para a direita e coloque a Lighting Tear no pedestral da direita, tome o caminho da direita, pegue o item no báu e continue a direita. Você estará em uma divisão continue a direita e encontrará dois blocos de pedra impedindo o caminho, porém você pode usar Deva para erguer uma plataforma, suba e pegue mais uma Lighting Tear no baú. Desça e quebre os blocos, vá para por este caminho e pegue o último Lighting Tear necessário.
Faça o caminho de volta até a tela dos pedestrais. Encaixe um Lighting Tear no pedestral da esquerda e outro no pedestral superior do centro, assista a cena. Use a tenda para salva o jogo. Desça até o centro da tela e se prepare para o chefe.
-- Chefe --
Storm Idol ~ 45,000 HP
Derrotando o chefe, pegue a ThunderWind Stone faça o caminho de volta até a entrada de The Thunder Mine e volte para Darek's Haunt.

Darek's Haunt
Suba a bordo do navio e dê a ThunderWind Stone para Dupon (pirata de vermelho). O navio partirá para Volcanic Isle levando Kenjiro (o vendedor). Volcanic Isle, Drakonia Leia os diálogos até Kenjiro aparecer e querer levar o diamante gigante embora. No chão tem algumas inscrições, porém Maya não consegue ler. Kenjiro tem uma sugestão, que procurem o povo de Jinga. Saia e no mapa escolha Hill of Giants, Jinga.

Hill of Giants, Jinga
Siga em frente até aparecer uma criatura alada e um gigante frente uma entrada, continue em frente e suba as escadas fale com o gigante. Entre e fale com Chief West Wind, ele dará a Blue Sky Shard. Após todos os diálogos o gigante irá com você, dê um nome para ele ou confirme Ayne. Saia do local e explore a vila, ao terminar saia e no mapa escolha Volcanic Isle, Drakonia.

Volcanic Isle, Drakonia
Lava Drake ~5500 HP
Blood Feather ~5500 HP
Garv Su Trah ~8520 HP
Abysgigas ~11,500 HP
Pyro Heretic ~4800 HP
Verktora ~7900 HP
Blaze Wheel ~3500 HP
Entre e se aproxime do diamante no chão, você será transportado para o lado de dentro de Volcanic Isle. Use Ayne para mover a rocha, suba e entre pela passagem. Na próxima tela haverá uma divisão siga em frente e novamente haverá uma divisão, tome o caminho da direita, na próxima divisão suba e entre a esquerda, use Deva para baixar a plataforma, pegue os itens no baú (sala ao fundo) suba na plataforma e use Deva para ergue-la. Siga para a esquerda e depois acima, na próxima sala use Ayne para mover a plataforma de baixo e depois a plataforma da esquerda, passe por cima e entre pela passagem. Neste local haverá uma tenda, use-a para recuperar a energia. Siga em frente e pise no símbolo.
Nessa nova tela siga para a direita e entre na porta, esta tela possui um puzzle, resolva-o, e saia da sala. Pise no símbolo a frente da sala para descer. Neste andar siga para a esquerda, pise no símbolo e desça. Nesse andar vá para a direita resolva o puzzle na última sala, pise no símbolo e pegue os itens nos báus, volte e entre pela passagem ao centro. Use a tenda para recuperar energia e salvar o jogo. Siga em frente e encare o chefe.
-- Chefe --
Elliott ~ 90,100 HP
Marienne ~ 91,000 HP
Após derrotar Elliott e Marienne pise no símbolo para ir para a próxima tela. Siga para a direita pulando os blocos, pegue o item no baú e continue a direita, suba e passe para a próxima tela. Gire por esta tela e pegue um baú no centro, continue em frente e encontrará uma tenda. Use a tenda para recuperar energia e salvar o jogo. Siga em frente pela passagem e esteja preparado para o chefe.
-- Chefe --
Val Kenus (Slogar3) ~ 90,000 HP
Var Zelph ~ 143,000 HP
Var Kurtz ~ 50,000 HP
Derrote o chefe e pise no magic circle para voltar até a entrada de Volcanic Isle. No mapa selecione Hill of Giants, Jinga.

Hill of Giants, Jinga
Fale com Chief West Wind e depois saia de Jinga. No mapa escolha Darakin Citadel.

Darakin Citadel
Vá até o bar de Sabrina e fale com Joe, o cara sentado frente ao balcão. Pague a ele pelas informações. Saia da cidade e no mapa escolha Paradise Isle, Phorchoon

Paradise Isle, Phorchoon
Entre pelo corredor e receba as boas-vindas. No salão central siga pelo corredor central(a frente), próximo ao save do lado direito da tela você pode comprar itens e armas, cadastre-se no torneio com a garota no balcão do lado esquerdo. Neste torneio você terá que vencer sete desafios para chegar a final. Somente um personagem pode participar, neste caso Lang. Verifique se seu personagem possui um bom nível de defesa para golpes altos e baixos. Faça isso no menu Status, se o nível de defesa for menor que duzentos será difícil vencer o torneio. -- Torneio --
Round 1: Dark Jackal ~13,000 HP
Round 2: Dangerous Zone ~15,000 HP
Round 3: Wasteland Outlaw ~16,000 HP
Round 4: Gormekila ~17,500 HP
Round 5: Helhound ~20,100 HP
Round 6: Beefcake ~24,700 HP
Round 7: Dark Executioner ~25,000 HP
-- Final round --
Gorva ~ 45,000 HP
Ainda não é hora de comemorar, um novo desafiante vai aparecer. Este cara não faz parte do torneio, para vence-lo use o item 'Invincibility Pill' para ficar alguns turnos sem receber golpes. -- Chefe --
Black Swordsman ~ 85,000 HP
Derrote Black Swordsman e fique sabendo quem é ele e para quem trabalha. Após o fim dos diálogos volte ao navio e fale com Kazan, ele vai te ensinar a The final Art (Sleeping Dragon). Como prêmio por ter vencido o torneio também ganhará um Dragão. Agora não é mais necessário usar o navio para viajar. No mapa escolha Wind Tower, Ellsworth.

Wind Tower, Ellsworth
Wikid ~7630 HP
Shadow Balloon ~8680 HP
Arus Auge ~6400 HP
Hanged Hydra ~9860 HP
Iron Golem ~14,200 HP
Chaos Raven ~9300 HP
Siga até o centro do cenário, do lado esquerdo tem um baú, siga em frente e suba as escadas não importa o lado, suba mais um lance de escadas até chegar em um símbolo iluminado no chão. Pise nele para subir um andar.
Desça as escadas e vá para a esquerda, até chegar a um elevador, suba no elevador e use Arrode no thunder switch, o vento vai soprar, mova (botão X) o elevador. Desça e siga em direção das escadas, pise no símbolo para subir um andar.
Vá para a esquerda e encontre um báu no caminho, continue pise no símbolo no centro do cenário. Neste novo andar use Galea para quebrar o pilar, passe por cima dele e pise no pequeno círculo mágico no chão para ir até outro local, suba no elevador e use Arrode nos espelho para acertar o thunder switch. Mova o elvador até o outro lado, desça e use Galea para derrubar o pilar, passe por cima dele, mais a frente pise no primeiro botão no chão. Suba no elevador e use Arrode para acertar o espelho que girou. Mova o elevador e pise no círculo mágico para ir a outro local, suba as escadas e pise no símbolo.
Neste novo andar suba as escadas, não importa o caminho. Encontre uma tenda, use-a para recuperar energia e salvar o jogo. Pise no círculo mágico a frente e esteja preparado para o mestre.
c -- Chefe --
Rauss ~215,000 HP
Derrotando Rauss pegue a Aerolith e vá até o círculo mágico para voltar a entrada de Wind Tower. No mapa escolha Demiurge Tower.

Demiurge Tower
Grotesk ~10,000 HP
Revizor ~15,700 HP
Terrak ~12,300
Lazur Ma Rah ~12,000 HP
Azul Velra ~16,800 HP
Nether Beast ~11,800 HP
Demon Carrier ~9900 HP
Valnoah ~90,000 HP
Arzel Goth ~25,400 HP
* Wicked Crystal ~60,000 HP
Siga até o abismo e leia os diálogos. Vá para a direita e entre na caverna para enfrentar o primeiro chefe.
-- Chefe --
Velna ~ 72,000 HP
Vestra ~ 100,000 HP
Derrotando somente Vestra, Velna também morrerá, siga em frente e use a plataforma para descer um andar. Neste novo andar siga em frente passando pela caverna e seguindo a direita da tela, pule o buraco e pegue o item do báu na entrada da caverna. Entre na caverna e suba a escada, vá para a a direita até encontrar a plataformar, desça e use a tenda para salvar o jogo.
Siga em frente até encontrar uma divisão, vá para a direita e pegue o item no baú, volte e continue pelo caminho fazendo uma volta para descer, você encontrará uma divisão, na primeira divisão vá para a direita da tela e entre na caverna, derrote o primeiro Wicked Crystal e pegue a Divine BlueIce Gem. Saia da caverna e continue o caminho. Você verá outra divisão, siga para a direita e use a plataforma para descer.
Neste novo andar siga em frente até um cruzamento, vá para cima e entre na caverna, derrote o segundo Wicked Crystal e pegue a Divine Scarlet Gem. Saia da caverna, siga em frente e entre em outra caverna até encontrar um cruzamento. Neste cruzamento vá para cima até encontrar uma divisão, entre na caverna e derrote o terceiro e último Wicked Crystal, pegue a Divine Gem of Dawn e saia da caverna, siga para a direita e use a plataforma para descer, continue em frente até uma divisão, vá para cima e use a plataforma para descer. Você verá um enorme corredor e no fundo um grande portão, desça da plataforma e use a tenda para salvar o jogo, esta é a última oportunidade de salvar o jogo antes de encarar o chefe. Siga até o final do corredor e coloque as 'Gem' no orifício. Agora não tem mais volta, entre pelo portão, mas esteja preparado para o chefe final.
-- Chefe --
Avalon ~100,000 HP
Neste primeiro confronto use e abuse de Variable, Hyper Art e Normal Art. Use os normal Arts de +24 e +20 AP para pode usar o Variable com frequência.

Avalon (2) ~275,000 HP
Aqui Avalon estará bem mais forte e com ataques mais poderosos e que podem transformar o personagem em pedra. Tenha cuidado com seus Hyper ataques e toda vez que todos personagens forem atingidos use Silver ou Golden Barone.

Infinite One ~400,000 HP
Avalon vai se unir a seu Origin e o dano será bem menor. Esteja preparado para uma batalha longa. Continue mandando Variable e sempre que der recarregue MP para poder usar os Origin. Recarregue a energia sempre que for atingido e quando um personagem morrer use Revival Bottle.

Avalon (3) ~20,000 HP
Este é o último confronto com Avalon, use um Variable ou acabe com ele usando normal Art. Assista o final do jogo.