Make your own free website on Tripod.com

Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty

   // Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty \\

Parte 1: Tanker

2 anos depois de Shadow Moses (MGS, PSX)

"Rio Hudson. Dois anos atrás. Recebemos informação confidencial de que um novo modelo de Metal Gear
estava para ser transportado. A coisa toda fedeu, mas nossos narizes ficaram cheirando por tempo demais." (voz de Solid Snake)

Snake e Otacon são membros da "Philantropy", uma ONG dedicada a combater Metal Gears.

Snake salta no convés do Tanker (assim me refiro ao petroleiro daqui em diante). A camuflagem Stealth entra em curto-circuito com o impacto.

Dica: Use R1 combinado com o analógico direito para explorar as animações.

Hal "Otacon" Emmerick chama e dá as instruções iniciais, mandando vc para a Ponte de Comando do Navio, a fim de descobrir qual será o destino do Tanker. Neste momento uma unidade russa toma o navio. Otacon fala que eles logicamente não estão com os fuzileiros, e lembra que Snake tb deverá localizar o novo Metal Gear para fotografá-lo, dizendo tb que estará na frequência dedicada 140.96 para SAVE (no memory card).

Snake começa com uma pistola M9 com mira laser e silenciador, que funciona igual à SOCOM para quem já conhece o jogo anterior: pressione e segure QUADRADO para fazer pontaria (semi-automática) e solte para disparar. A M9 dispara dardos tranquilizantes - e como todas as armas em MGS2 - funciona em primeira pessoa.

Dica: Não demore muito tempo no exterior do Tanker tomando chuva ou Snake começa a espirrar. Em modo HARD ou EXTREME, Snake já entra espirrando, não importa quanto vc demore no exterior. Após alguns minutos ele pára de espirrar naturalmente.

01. Atire na sentinela que está lá em cima. Snake já começa com a Camera, que tb serve como binóculo Scope, e com o bom e velho maço de cigarros. A novidade é o Sensor AP para sentir as vibrações de uma pessoa que se aproxime (indispensável quando se joga sem o radar). Vá para noroeste. Sob a primeira pequena escada, pegue a Bandage (use-a para parar o sangramento que ocorrerá se vc receber muitos tiros). Continue até a primeira porta que leva ao interior do navio pressionando TRIÂNGULO na porta para atravessá-la.

Dica: TRIÂNGULO é o botão de ação em MGS2; use-o para acionar portas ou alçapões, subir escadas, ativar computadores, subir em caixas, pendurar-se, etc. Para maiores informações, veja a página sobre Controles e Novidades

Você pode bater nos guardas ou dar flips (pressionando X enquanto corre) para nocauteá-los. Ou use a M9, mas um dardo tranquilizante em pontos não-vitais leva tempo para deixá-los inconscientes. Os guardas usam comunicadores e podem chamar "Back-up Units" (unidades de reforço) quando acordarem de um nocaute, quando encontrarem outro guarda morto, quando acharem algo suspeito, ou quando avistarem vc. Em MGS, vc podia ser visto por um guarda ou CCTV e fugir para outra área atravessando uma porta, pq o alarme cessava e ninguém mais estaria procurando por vc. Não conte com isso em todos os níveis de dificuldade em MGS2.

02. Vc está no Deck-A do Tanker. Desça e dê a volta andando pelo sentido anti-horário. Cuidado ao deixar pegadas. Na sala de armários, pegue munição para a M9 no armário ao lado do extintor. Use o botão de ação para explorar armários. Vc pode destruir portas de armários dando combos (soco/soco/voadora), pq as portas que poderiam ser abertas cairão para fora quando destruídas, mas vc terá menos esconderijos destruindo portas de armário. Vc pode destruir uma série de coisas no cenário, mas cada destruição desnecessária reduzirá seu RANK final. Vc precisa ir para cima (até o Deck-E). Use a escada leste no Lounge (saguão) do Deck-A. No caminho, procure itens.

Dica: Use a M9 atirando em primeira pessoa. Tente isso bem de perto para render o guarda e obter itens como por exemplo as DOG-TAGS (explicadas a seguir). Não deixe ninguém desacordado em rotas de patrulhamento e não atire num guarda enquanto ele estiver conversando pelo rádio. Outra Dica: Atire nos rádios dos guardas.

03. Chegando ao Deck-B, siga no sentido anti-horário tb, usando a escada oeste para subir. No Deck-C, vá para leste passando pela CCTV encostado à parede, e pegue as Chaffs no armário ao lado da escada leste. Suba para o Deck-D.

Dica: Se vc for visto, cuidado com a rota de fuga. Snake andará devagar quando passar sobre alguém caído. Quando vc está oculto em modo Evasion, o Radar Soliton exibe uma imagem das sentinelas buscando vc ("Clearing").

04. Entre no refeitório (centro-oeste do Deck-D), tomando cuidado com a CCTV (esta câmera se mexe no modo HARD ou superior) do canto sul, e os guardas. Explore a área por itens (olhe embaixo das mesas, no bar, na dispensa do lado nordeste...), e dê a volta até a parte sul onde está a escada que sobe. Passe pela sentinela e suba.

Snake olha pela janela da Ponte, vê 2 helicópteros russos desembarcando mais soldados, e depois descobre a latitude e longitude destino do Tanker.

Otacon manda Snake descer para os porões do Tanker e procurar o Metal Gear. Snake vê uma garota falando num comunicador. Vc não pode pegar munição da USP pois ainda não tem esta arma.

05. Saia da ponte para o deck externo ("Navigational Wing" em inglês), usando a porta oeste.

A gata russa está conversando com alguém (pai dela) que diz a ela que o Tanker será afundado depois da operação, e manda ela sair do Tanker. Snake rende a garota e tenta desarmá-la mas ela revida usando um truque Spestnaz e rapidamente se protege atrás de uma caixa. Vamos ao primeiro Chefe de Fase.

OLGA GURLUKOVICH

Acerte-a com a M9. Pegue munição no lado leste e Ration a sudoeste. Mude de lugar sempre para mirar nela. Há um belo ponto de tiro - ajoelhado entre 2 caixas. Vc é esperto o suficiente para obter outros pontos de tiro. Se Olga acertá-lo, vc ficará 1 turno sem poder atacar. Ela possui 2 barras de Life (a inferior é branca e representa o efeito do tranquilizante). Atire no holofote ou ela o usará para ofuscar vc. Atire nas amarras da lona ou ela a usará para confundir vc. Se o Radar estiver ligado, pelo cone visual dela, vc vê onde ela pensa (amarelo) ou sabe (vermelho) que vc está. Cuidado com as granadas que ela lança. Use flips para se proteger. Se vc começar a sangrar, use a Bandage (pressione CÍRCULO com o menu aberto), ou fique parado abaixado, rastejando, ou usando uma Cardboard Box. Equipe e mantenha a Ration para consumo automático. Use a visão corner (direcional forçando Snake a encostar no canto de um objeto ou parede) com o analógico direito para achá-la se necessário. Concentre-se em zerar o Life branco dela. Se vc estiver jogando em modo EXTREME, 1 ou 2 tiros dela são suficientes para aumentar seu número de CONTINUES, a pontaria semi-automática da visão em terceira pessoa não funciona, e vc não poderá destruir o holofote nem soltar a lona. Snake anda enquanto está encostado nas paredes, mesmo que esteja abaixado.

Snake vai até Olga e nisso chega um CYPHER (UAV similar a uma CCTV voadora). Snake pega a pistola USP dela. Otacon manda Snake descer aos porões. Segure e solte Olga (QUADRADO sem arma na mão) para pegar a DOGTAG da gatta.

Vc pode render um guarda para obter DOGTAGS. Chegue por trás bem perto e aponte a M9. Se estiver em primeira pessoa, solte R1. Agora segure L1 e ande para a frente do guarda sem soltar QUADRADO. Em 1ª pessoa, aponte sua arma no rosto/virilha dele. Ele deve sacudir, soltando 1 dogtag na 1ª sacudida. Se ele não soltar nenhuma dogtag, desvie a mira e depois aponte sua arma novamente para o rosto dele. Até a terceira ou quarta sacudida vc deve ter pego munição ou Ration. Alguns guardas não cedem facilmente e desafiam vc a atirar... estes precisam ser convencidos com armas maiores ou reais disparos perto da cabeça. Se um guarda não soltar a tag na 1ª sacudida, ele não tem dog-tag ou vc já recolheu a tag dele. Lembre-se: vc não poderá pegar a tag de guardas mortos ou inconscientes. Quanto maior o número de dogtags obtidas, mais bônus especiais serão abertos (veja tabela abaixo). Vc precisa salvar e reiniciar dando LOAD GAME para selecionar outro nível de dificuldade e continuar sua coleção de tags.

Capítulo Nº de DOGTAGS obtidas Vc receberá
TANKER 046 (30%) Bandana (munição infinita)
TANKER 078 (50%) Camuflagem Stealth
PLANT 073 (30%) Infinity Wig (munição infinita)
PLANT 121 (50%) Camuflagem Stealth
PLANT 170 (70%) Wig B (grip infinito)
PLANT 218 (90%) Wig A (oxigênio infinito)

06. Pegue a Ration a nordeste e volte (botão de ação para mudar de piso). Suba a escada externa se deseja pegar os Termo-óculos no mastro do radar do navio. Explore o deck externo na parte leste para pegar outra Cardboard Box. Retorne para a ponte (botão de ação repetidamente abre esse tipo de porta mais rápido) e pegue munição da pistola USP. Desça para o Deck-D. Volte pelo hall pois há uma armadilha com explosivos a leste (fume ou atire no extintor para ver os infravermelhos); ou atraia a sentinela que vai dar a volta - e aí abaixe-se e rasteje para transpor a armadilha. Desça.

07. No Deck-C, volte por baixo da CCTV mas cuidado - agora há um guarda. Desça a escada oeste para o deck B. Passe pelo guarda e entre no Lounge do Deck-A pela porta centro-sudeste. Pegue munição no bar do refeitório e desça para o lado leste para entrar na sala de máquinas do Tanker.

Dica questionavelmente útil: Explore essa área (experimente atirar na miniatura de Vulcan Raven hehhe). Alguns armários e portas não abrem mesmo.

08. Entre na sala de máquinas. Agora vc deve ir para o lado oeste (cuide do guarda desta plataforma e atenção para o guarda na outra plataforma, extremo oeste) e depois para sul. Desça a escada a siga para o norte, para descer a outra escada (cuidado com o guarda no final da escada). Use a pequena conexão oeste com a outra seção da engenharia. Tem uma Ration no fim do corredor norte. Siga para sul e suba todas as escadas em direção à saída da sala de máquinas.

Dica: Fique atento em todas as direções para não ser visto por guardas em outras escadas. Se vc precisar usar o modo Hanging ("pendurar-se"), lembre-se que sua visão em primeira pessoa ficará restrita a 180 graus e que vc deverá subir de volta antes de esgotar a barra de GRIP. Basta um toque no botão de ação para pendurar-se ou para subir. X solta (nas plataformas dispostas em níveis, vc pode se soltar de uma plataforma e - antes de cair para a morte - apertar o botão de ação quando estiver passando por outra: isso amplia o seu nível de GRIP na décima vez em que vc consegue fazê-lo sem morrer). Outra dica: se sua barra de Life está a 100%, seu GRIP é sempre maior.

09. Vá em direção norte e passe para a próxima seção oeste. Suba a última escada e entre na porta direção oeste para sair da sala de máquinas. Vá para norte e faça o guarda dormir ou esconda-se num armário (segure R1 e pressione L2 ou R2 para espiar de dentro de um armário).

Dica: Não vá para norte ainda. Armadilhas com infravermelhos ligados a explosivos Semtex foram instaladas no corredor de acesso. Fume, use os termo-óculos, ou atire no saco de farinha para ver onde estão os lasers.

10. Vc precisa desativar 3 circuitos de explosivos Semtex para prosseguir norte. Use os Termo-óculos ou procure as 3 caixas com luz verde e dispare com a USP (cuidado pois ela não tem silenciador). Para acertar a primeira, suba na estrutura onde há munição. Cuidado onde atira. As outras duas estão no chão, bem perto dos explosivos. Para acertar a segunda, pode ser em pé (leia a dica abaixo). Para acertar a última, rasteje. Entre pela porta uma vez que tenha certeza de ter desativado os 3.

Dica: Em primeira pessoa, use L2 ou R2 para mover-se lateralmente, ou use L2 combinado com R2 para ficar na ponta dos pés.

11. Selecione a M9. Avance em direção norte explorando as duas seções do lado leste (itens) e volte para o corredor principal. Há um guarda vindo em direção sul. Cuidado com o segundo guarda na junção da próxima porta norte (o que está ouvindo walkman). Siga para leste e abra a porta para dar a volta, e aí seguir na direção sul percorrendo o lado boreste do navio.

Dica quente: Equipe a M9 ou USP e segure L1 + QUADRADO para fazer mira enquanto anda. A USP possui uma lanterna acoplada que acende quando vc pressiona QUADRADO, em áreas escuras.

Uma porta é aberta e saem alguns guardas. Conflito inevitável.

12. Acabe com os guardas usando a M9 (sempre na cabeça para dormirem instantaneamente) ou a USP (2 ou 3 tiros no tórax ou 1 tiro certeiro na cabeça). Ou use granadas Stun (é possivel lançar granadas mesmo ajoelhado ou deitado em MGS2). Volte para a parte sul caso fique sem munição. São uns 7 guardas no nível de dificuldade NORMAL. Não avance. Vc prosseguirá na missão quando terminar com eles. Itens surgirão na parte sul, fique ligado.

Snake entra pela porta. Revolver Ocelot surge, mata um guarda a sangue-frio e tranca a entrada dos porões. Snake chega ao Porão 1, onde Dolph, o Comandante do corpo de Marines (fuzileiros navais), está discursando para uma tropa em forma. Vou resumir o discurso para vc: o Comandante basicamente fala da atual superioridade militar dos fuzileiros pois os Metal Gears que possam ter sido criados pelo mundo afora não são mais ameaça para eles, agora que os fuzileiros possuem a tecnologia do "Metal Gear RAY".

13. Otacon relembra Snake para tirar 4 fotos: frontal, frontal-esquerda, frontal-direita, e o logotipo "Marines" na fuselagem do RAY - para depois mandar as fotos através de um terminal do navio. Otacon diz que o discurso deve durar cerca de sete minutos (o tempo será estendido se vc "demorar") e depois os guardas poderão encontrar Snake facilmente. Nem preciso dizer o que acontecerá se vc for notado neste lugar. Seja totalmente stealth. Se quiser, volte pela porta sul e procure itens.

14. Desça as duas escadas até o chão do Porão 1 e atravesse até o lado oeste passando abaixado pela frente do retroprojetor. Entre no alçapão do canto sudoeste (botão de ação, em pé na frente dele). Siga pelo duto de ventilação até sair no canto nordeste do Porão 1. Agora passe pela porta norte para entrar no Porão 2. Se vc se garante, ignore os alçapões que dão acesso aos dutos de ventilação e siga andando para o norte mas cuidado onde pisa pois as grades produzem ruído. Passe andando ou aperte X enquanto Snake corre. Atenção: nos níveis de dificuldade acima do NORMAL, haverá fuzileiros de sentinela além dos caras que estão em forma.

Dica: Experimente pressionar o botão de ação nos controles de ambos os retroprojetores do Porão 2. Os fuzileiros fazem esquerda/direita volver. Se vc não for pela ventilação, deixe-os virados para a esquerda e vá para norte pelo corredor da direita. Experimente tb pressionar os controles uma dúzia de vezes e observe o resultado.

15. No Porão 2 entre no alçapão sudeste ou vá andando pelo corredor boreste (leste, neste caso). Siga até a parte onde um soldado deixa cair um clip pela ventilação. Aguarde ele sair e prossiga. Continue sempre indo para o norte - cuidado para não passar batido pela entrada norte no T dentro da ventilação - até chegar à seção norte do Porão 3, onde está o RAY. Vc sairá exatamente embaixo do Metal Gear. Entre pelo novo duto de ventilação no meio parede leste e siga por ele.

Dica: Os controles da Camera são: CÍRCULO para zoom, X para unzoom, QUADRADO para bater a foto, L1 e R1 para selecionar a foto.

15. Vc deve ter chegado ao Porão 3. Se vc veio pela ventilação, suba a escada no final. Ao sair da escada já bata a primeira foto: o logotipo "Marines" na fuselagem do Ray. Senão, vc bate esta foto depois usando o zoom. Desça escorregando pelo cano até o chão. Vá para sul e ponha o guarda sonolento para dormir de vez com a M9, ou passe coladíssimo à parede por detrás dele que dá, mas não estrangule-o. Vc estará bem perto do terminal de onde mandará as fotos digitais para Otacon. Localize-o agora, para chegar nele rapidamente depois.

Dica: Não se assuste caso o Comandante comece a fazer ordem unida com a tropa. Apenas fique fora do campo de visão dos homens. Cuidado tb quando o Comandante cessa o falatório e deixa a tropa "at easy" ("à vontade"). Um intervalo no discurso pode significar cada um dos homens olhando pra onde bem entender.

16. Escolha um ângulo de boa visibilidade e bata a segunda foto: visão frontal-direita do RAY. Ande para sul/sudoeste e escolha um bom ângulo de visibilidade da terceira foto: visão frontal. Posicione-se para bater a última foto (a mais difícil de ser aceita por Otacon como evidência): visão frontal-esquerda. Bata umas 3 fotos da visão frontal-esquerda posicionando-se em várias partes do canto sudoeste (cuidado com o soldado atrás da caixa).

Dica inútil: Se vc já tiver fechado o jogo, os homens do porão 3 estarão usando uma bermuda ridícula - uma foto desses caras usando bermuda ridícula vai provocar gargalhadas em Otacon. Outra coisa: Revolver Ocelot está no Porão 3: procure-o com a câmera, mas saiba que é muito difícil achá-lo.

17. Finalmente vá para o terminal que Otacon hackeou, e ali pressione o botão de ação para acessá-lo. Se alguma de suas fotos não servir como evidência, Otacon avisará e vc deverá bater a(s) que faltar(em). Todas devem ser claras e com perfeita qualidade de enquadramento.

Quando as 4 fotos estiverem boas e forem aceitas por Otacon, esta missão terminou. Sente-se confortavelmente - e curta a melhor sequência de animações do jogo. Se vc fuma, pode acender um cigarro agora... dá tempo e sobra:

Revolver Ocelot interrompe o discurso e rende o Comandante dos Marines. O Coronel Gurlukovich (pai de Olga) entra em cena e conversa com Ocelot, que se revela um traidor da "Mãe Rússia". Ambos são assassinados por Ocelot, que depois detona uma série de explosivos. As explosões começarão a afundar o Tanker. Ocelot tem um comportamento estranho com seu braço direito (implantado de Liquid Snake). Liquid/Ocelot assume os controles do RAY. O casco do navio é rasgado pelo Metal Gear, que mergulha. Snake cai na água. Revolver Ocelot usa o comunicador do RAY e fala "Tudo indo conforme o planejado, Sr. Presidente". O Tanker afunda.

Aparece a opção automática de SAVE: selecione YES e pressione CIRCULO.

Fim da Parte Tanker.

Parte 2: Plant

2 anos depois do incidente do Tanker

"A instalação de descontaminação Big Shell, simbolo máximo de proteção ambiental, foi tomada pelo grupo Dead Cell, antigo grupo anti-terrorista, durante um tour de VIP's promovido pelo presidente dos Estados Unidos. O exército particular russo também está envolvido. Eles exigem 30 bilhões de dólares ou destruirão a instalação, causando um desastre ambiental de proporções gigantescas que afetará várias gerações. Eles têm vários reféns - entre eles o presidente." (voz do Coronel Campbell)

Aqui vemos Snake em cenas submarinas penetrando na instalação. O Coronel Campbell passa as especificações da missão: o novo codinome de Snake muda para "Raiden". Sua missão tem 2 objetivos: encontrar o presidente americano, e desarmar os terroristas a qualquer custo. Os parâmetros de engajamento da missão: não ser visto por ninguém e não fazer contato com o grupo de Seals que já se infiltrou na instalação.

Raiden reporta ao coronel que encontrou uma fenda na grade submarina e que portanto deve haver outro intruso. O coronel não crê nessa possibilidade, e fala sobre o novo traje "Skull" da FOX-HOUND - que protege contra substâncias tóxicas, facilita a natação subaquática, e mantém o equilíbrio da pressão no corpo, e sobre as nanomáquinas como sempre presentes na sua corrente sanguínea.

01. Vc assume o controle de Raiden. Pegue itens/Rations na área. Suba os degraus e abra a porta. Entre e faça o L à direita no final. Passe pela porta. Raiden nota a presença de outro intruso com um traje da FOX-HOUND similar ao seu (estamos vendo que é Solid Snake na cara dura), punindo duas sentinelas. O coronel explica a Raiden como usar os Nodes: terminais para fazer DownLoad do mapa de cada "Strut" (estrutura) da instalação e para ligar o Radar Soliton. Pegue a Ration e acesse o Node à direita do elevador de carga.

As baratas d'água podem entrar nos bolsos do seu traje e comerem suas Rations; não perca tempo muito próximo a elas. Se uma de suas Rations for "invadida", aperte e segure L2 para abrir o menu de items e mexa o direcional até ela sair.

02. Entre seu Nome, sexo, data de nascimento, tipo sanguíneo e nacionalidade.

Depois defina suas Opções (sempre estarão disponíveis ao acessar um Node):

Vibração do Dual Shock 2: ON/OFF

Radar: ON Tipo 1 (sempre ligado)/ON Tipo 2 (não funciona no modo intrusão)/OFF (desligado)

Blood (aparecer sangue durante o jogo): ON/OFF

Sound: STEREO/MONO

Dolby Surround: ON/OFF (ligue, se sua TV possui este recurso)

Caption (legendas): ON/OFF

Own View: NORMAL/REVERSA (visão em 1ª pessoa, direcional para cima/baixo)

Seleção de Itens: POR GRUPO (linha por coluna)/LINEAR (modo clássico como o MGS anterior)

Quick Change: UNEQUIP (clássico)/PREVIOUS (muda para o que estava selecionado antes)

Rose é apresentada como a responsável pela frequência dedicada 140.96 para SAVE. É a namorada de Raiden.

03. Enquanto o elevador não chega, proteja-se das sentinelas. Depois entre no elevador e ele sobe. Em modo EXTREME, leve 1 dos guardas para os armários na parte sul antes de acessar o Node.

Raiden tira o equipamento de mergulho.

Atenção: Vc está na Strut A da instalação, durante o dia. A "Big Shell" é formada por 2 gigantescas bases hexagonais: Shell 1 e Shell 2. Cada Shell possui 6 estruturas e um núcleo no centro. Use START para pausar o jogo e visualizar o mapa quando quiser, a partir deste ponto. Eis a configuração da Planta:

Shell 1

Núcleo (Hall de Reuniões e CPD)

Strut A - Pump facility (instalação de bombeamento)

Strut B - Transformer room (unidade de transformação de energia)

Strut C - Dining hall (refeitório)

Strut D - Sediment pool (tanque de sedimentos)

Strut E - Material distribution facility (instalação de distribuição de materiais)

Strut F - Warehouse (armazém)

Shell 2

Núcleo (Câmaras de Filtragem e Instalações de Purificação)

Strut G - Oil processing facility (instalação de processamento de petróleo)

Strut H - Warehouse (armazém)

Strut I - Assembly facility (instalação de mistura)

Strut J - Power plant (instalação de geração de energia)

Strut K - Biochem lab (laboratório bio-químico)

Strut L - Sewage treatment facility (instalação de tratamento de esgoto)

04. Recolha os itens no telhado da Strut A, e depois entre pelo vão inferior da cerca de arame do lado oeste/noroeste.

Dica: Mesmo que vc escorregue na cagada de uma gaivota, não perca tempo nem munição punindo as gaivotas. Respeite a natureza.

05. Coronel Campbell diz que a equipe dos Seals entrou. Descendo a escada, Raiden localiza o terminal node. Entre até chegar nele - passando pelo guarda - e acione-o para fazer o DownLoad do mapa e ligar o Radar Soliton. O coronel fala que o presidente está na Strut B, a noroeste. Vá para lá pela ponte de conexão entre as duas Struts.

Dica: Pause para abrir o mapa quando estiver perdido, e navegue pelas Struts com o direcional.

06. Chegando à conexão AB (isso significa que ela conecta ambas as estruturas... dãã), use o modo Hanging (botão de ação para se pendurar/voltar) e passe pelo guarda da plataforma esquerda. Entre na Strut B. Olho no indicador de Grip - se vc cair dessa altura, morrerá no impacto com a água.

Raiden vê paredes cobertas de sangue e vários sentinelas mortos (familiar pra vc tb?). Um cara muito rápido surge. Mais sentinelas mortos. O cara abre o pescoço de um sentinela na faca e toma o sangue dele. Entra outro homem e Raiden fuzila o "vampiro" que some.

O outro homem se identifica como Tenente J. G. Iroquois Pliskin, e nota que Raiden é um FOX-HOUND. Raiden fala que pertenceu à Força VR 21. Pliskin diz que desembarcou na Big Shell de helicóptero com os Seals, mas Raiden percebe uma barata d'água saindo do traje dele. Pliskin fala sobre Vamp, membro da Dead Cell - força anti-terrorismo criada pelo ex-presidente George Sears. Eles conversam sobre a morte de Solid Snake no Tanker 2 anos atrás. Pliskin entrega a Raiden um maço de cigarros e uma pistola Socom, e diz que estará na frequência 141.80 se Raiden precisar de qualquer informação sobre a Big Shell ou sobre os integrantes da Dead Cell.

07. Vá para norte e passe pela porta. Rose chama vc (frequência 140.96 para salvar o jogo). Há itens nos armários, mas o terceiro da direita não abre. Saia pela porta vermelha no canto noroeste para chegar à conexão BC.

Raiden vê Fortune, líder da Dead Cell. Um grupo de Seals atira nela mas as balas desviam dela. Vamp aparece e pega o presidente que está caído inconsciente. Fortune destrói a conexão com um enorme canhão eletro-magnético.

08. Campbell muda temporariamente o objetivo da missão - mandando Raiden encontrar um especialista em explosivos na Strut C. Vá para norte passando pela conexão e entre na Strut C pela porta. Siga para o norte e entre à direita no final.

Raiden encontra um homem chamado Peter Stillman, especialista em explosivos e antigo mestre de Fatman, outro membro da Dead Cell. O tenente Pliskin tb aparece. Eles conversam sobre como desarmar os C4's que Fatman plantou nas Struts da Shell 1. Stillman os ensina como usar o Sensor A para achar e o Coolant para congelar os explosivos C4 de Fatman. Após uma breve demonstração através do radar de Raiden (essa animação não pode ser pulada pressionando X, mas vc pode olhar para os lados com o direcional, se quiser), Pliskin diz que vai para a Shell 2 e Raiden fica incumbido de procurar os C4's na Shell 1.

Stillman entrega a vc o Card LV 1 e oferece ajuda pelo Codec pq não pode ir já que usa bengala por ter perdido a perna num acidente com explosivos plantados por terroristas em uma igreja, anos atrás. Ele tb entrega a vc o Sensor A e o Coolant, fala que está na frequência 140.25 e se esconde na dispensa.

Se vc deseja ver uma cena inusitada, ao reassumir o controle corra direto para nordeste, saia até a conexão CD e dê uma boa olhada.

09. Saia para noroeste pelo canto esquerdo e ligue o Radar Soliton no node, ao lado do primeiro poster (Carmen Elektra). Abra o mapa e veja a marcação nas Struts que vc deverá visitar na Shell. Volte pelo corredor e ande para sul entrando na parte leste (banheiro feminino) munido do Sensor A. Congele o C4 em cima da parede do espelho da direita. Busque itens nas cabines do banheiro. Stillman estranha a localização deste C4 pois não seria um ponto ideal para a demolição da Strut.

Posters da Strut C

10 Volte para o corredor e saia pela porta nordeste para a Strut D. Na ponte de conexão CD existe uma sentinela e armadilhas tipo alçapão ("pise-e-caia") na catwalk inferior. Passe por baixo ou use o modo Hanging para passar pendurado - e entre na Strut D tomando cuidado com a CCTV.

Use o Coolant Spray para reanimar um soldado inconsciente, se necessário.

11. Entre no tanque de sedimentos da Strut D. Se precisar usar o modo Hanging para despistar sentinelas, não caia na água. Este é um bom lugar para ampliar seu nível de GRIP, como expliquei na sala de máquinas do Tanker. O C4 desta Strut foi plantado no alcapão do canto sudoeste da plataforma inferior - e como o Sensor A faz o radar funcionar parcialmente e eu acabei de falar isso pra vc, não precisa ir até o canto sudeste para ligar o node. Aliás o Sensor A exibe a posição do C4 no radar, mesmo sem o DL do mapa das Struts. Estrangule a sentinela do piso inferior (solte sua arma, e pressione rapidamente QUADRADO 10 vezes, chegando por trás bem perto) e esconda o corpo. Não use a Socom. Com o botão de ação, abra o alçapão e congele o C4 disparando o Coolant. Ligue o Radar Soliton pelo node.

O guarda que patrulha a plataforma do C4 na Strut D é o cara do rádio: se ele não emitir relatório de status, uma back-up unit vai vir investigar a Strut. Use a cabeça e jogue os guardas no tanque de sedimentos.

12. Saia para a conexão que leva à Strut E, agora (direção sudeste). Ande pela plataforma inferior da conexão DE, pois há uma sentinela vigiando lá de cima além da sentinela que patrulha a conexão. Entre na Strut E e estará numa sala de empacotamento com esteiras carregando caixas de papelão. Vá para leste no rastejo - em linha reta. Cuidado com as 3 CCTVs que fazem vigilância na Strut E, em modo EXTREME. Ligue o Radar Soliton no canto nordeste.

13. Aqui vc pode pegar uma Cardboard Box (caixa de papelão para disfarce/transporte). Vc tb pode, descendo as escadas do canto sudoeste, pegar o Mine Detector (detector de minas) ao lado das 2 portas LV 5. Cuidado com as sentinelas deste setor: rasteje se necessário. Suba as escadas do meio da parede leste e Raiden sairá no heliporto da Strut E na Shell 1.

Raiden encontra Olga Gurlukovich conversando em um comunicador e manda ela se render (pensando que ela é 1 membro da Dead Cell), mas ela foge com uma acrobacia. Pliskin fala sobre Olga pelo Codec.

As caixas de papelão em primeira pessoa funcionam diferente de MGS: vc não se move usando o direcional, apenas olha em outra direção. Tente usar L2 e/ou R2 em primeira pessoa tb.

Como sempre, vc pode usar uma Cardboard Box para transporte - a partir das esteiras de carga na sala de empacotamento da Strut E. Suba na plataforma de carga que possui 3 lâmpadas vermelhas acesas - essas 3 lâmpadas ficam verdes e as esteiras param quando vc sobe no lugar certo. Basta subir na esteira. Conforme a caixa de papelão que vc usar, vai acabar em uma das estruturas da Shell 1. Infelizmente porém, nenhuma caixa é levada para a Strut D:

Cardboard Box Onde pegar Destino a partir da Strut E
1 tubulações a sudoeste da Strut A Strut C
2 node da Strut F Strut B
3 heliporto da Strut E Strut A
4 node do nível B2 no núcleo da Shell 1 Strut F
5 node da Strut E Strut E (sala secreta)

14. Continue subindo e vá para norte até encontrar um 'Harrier' (avião de decolagem vertical). Use o Sensor A se desejar: o C4 da Strut E está plantado sob o Harrier. Entre embaixo do Harrier e congele o C4. Raiden avisa Stillman. Cuidado com a sentinela antes de sair debaixo do Harrier. Perto do canto sudoeste do heliporto tem uma Cardboard Box e granadas Stun (de atordoamento).

15. Desça a escada (onde vc encontrou Olga) e continue andando para oeste. No canto noroeste tem Claymores ao lado de uma sentinela - se vc quiser. Volte para leste e retorne à sala de empacotamento. Saia pelo canto sudeste onde vc ouvirá ruidos de pequenos helicópteros.

16. A ponte da conexão EF está guardada por dois Cyphers armados e minas Claymore, como vc será avisado por um tal "Sr. X" via codec. Use 1 Chaff ou passe hanging, mas esqueça a Socom para destruir os Cyphers (isso alertará a sentinela da torre norte, a menos que a Socom tenha silenciador). Se quiser (e tiver), use uma Cardboard Box para passar - com cuidado. Faça o que preferir mas entre na Strut F sem soar alarme. Ela já dá trabalho em condições normais.

17. Na Strut F, desça até a sala sudoeste (é uma porta LV 1, mas Raiden não precisa estar com o card 1 na mão para ela abrir; possuir o card entre seus itens já basta). Aí dentro acesse o node para poder ligar o Radar e pegar outra Cardboard Box, Chaffs e Pentazemin (impede que as mãos tremam os rifles sniper: exatamente como Snake usava o Diazepan em MGS). Tem Ration num dos armários. Na sala à frente da saída desta, lado sudeste (tb porta LV 1) há itens mas não temos acesso a todos por aqui: então, na mesma sala onde vc ligou o node, procure uma entrada para o duto de ventilação na parede sul. No final, o Silenciador da Socom e mais munição. Selecione ambos (Socom e Silenciador) para acoplar. Suba as caixas e ganhe acesso ao Detector de Minas, saindo pela porta.

18. Com o sensor A, localize o C4 plantado nesta Strut, pelo Radar Soliton: na parte oeste do hall central. A localização é fácil - observe em primeira pessoa - mas o acesso deve ser feito por cima. Suba as escadas nordeste até o piso superior. Passe na frente da porta que o levará à conexão EF (não entre) e continue para oeste. Há 2 sentinelas. Não soe alarme.

Não se esqueça que no menu de armas, Raiden possuirá os magazines (carregadores) vazios como Snake no Tanker, para jogar e assim distrair os guardas. Todos os botões do Dual Shock 2 são analógicos: quanto mais fundo vc pressiona o botão, mais longe Raiden arremessa coisas. Aliás vc tb pode arremessar granadas e magazines enquanto está espiando pela visão corner (combinado com R2 ou L2).

19. Dê a volta até a sala LV 1 no canto sudeste. Pegue a M9 (finalmente!) e a munição. Volte até ficar em cima da localização do C4. Use o modo Hanging e solte-se (pressionando X) bem em cima das caixas, e então congelando o C4 sem cair entre as caixas. Saia pelo canto sudoeste para a conexão FA.

20. Na conexão FA há 1 Cypher e 1 sentinela. Atire nos rádios dos guardas ou use Chaffs para impedir que eles soem alarme e chamem reforços. Use a Bandage se sangrar. Atravesse a conexão para chegar à Strut A.

21. Vc entra na Strut A, onde Raiden começou. Não precisa mais usar o Node para o DownLoad desta área. Pegue 1 ração na armário da direita no canto leste. Vá para a parte sul da Strut A - onde há 1 CCTV na parede noroeste e 1 sentinela vigiando. Dê a volta no sentido anti-horário. Na primeira escada (sudoeste), passe por baixo dos canos e depois suba na caixa para pegar outra Cardboard Box se estiver a fim.

22. De qualquer modo continue dando a volta. Transpondo a segunda escada, siga para oeste passando por debaixo das tubulações e depois para sul passando por debaixo do cano central vermelho para chegar ao C4, e congele-o. Pliskin chama e diz que encontrou outros C4's de Fatman invisíveis ao Sensor A, desconfiando de uma armadilha. Volte e saia da Strut A pela porta vermelha que leva à conexão AB.

23. Na conexão AB há 2 sentinelas. Use a gloriosa M9 ou o Hanging para passar pendurado como da primeira vez em que vc esteve por aí. Entre e abra a primeira porta à direita. Este é o local onde vc encontrou Vamp e conheceu Pliskin. Desça a escada sul e ligue seu radar no node, se necessário. O último C4 está atrás da porta do quadro de luz que estiver aberta - na parte norte à esquerda da porta de entrada. Feche a porta do quadro de luz e congele o último C4.

Em modo EXTREME, desarmar os explosivos de Fatman no sentido anti-horário provou-se mais fácil. Vc rapidamente pega a M9 e entra por portas mais próximas aos Nodes das estruturas complexas. Aliás, existem mais explosivos:

Strut Localização Exata dos Explosivos
A telhado da Strut, além da cerca sul
B nenhum além do existente em modo NORMAL
C nenhum além do existente em modo NORMAL
D sudeste no teto da porta do node; e outro no alçapão centro-norte
E uma das caixas sobre as esteiras
F nenhum além do existente em modo NORMAL

24. Stillman fala que terminou de calibrar o Sensor B (que emite bips rápidos ao chegar perto dos novos explosivos que o Sensor A não detecta) e que o Sensor B está na Strut C. Vá para norte até chegar a Strut C. Lá, pegue os itens e depois o Sensor B na dispensa onde Stillman estava escondido.

Pliskin congela o último C4 da Shell 2, e sem querer ativa o detonador real (da armadilha de Fatman) que irá explodir as estruturas principais em 400 segundos (dificuldade NORMAL). Todos os outros eram "dummies" (engodos). Stillman manda Raiden imediatamente para a parte inferior da Strut A.

25. Vamos para a Strut A sem perder tempo. Primeiro, volte para a Strut B pela conexão BC. Há Chaffs no que restou da conexão destruída por Fortune. Passe pelo Cypher. Na estrutura B vá direto na direção sul para chegar à Strut A.

26. Suba até a parte mais alta da Strut A e entre no elevador de carga. Não corra em cima da cagada das gaivotas ou escorregará e perderá tempo. Stillman chama dizendo que Fatman armou pra ele e morre em uma explosão. Saia do elevador e vá para sul passando pela porta sudoeste. Equipe o Sensor B. Em modo EXTREME, pegue todos os itens nesta área agora. Não entre na água nem perca tempo mergulhando pq o último C4 está sob o mini-submarino (no EXTREME, está na parede sudoeste). Congele-o com o Coolant. Campbell manda Raiden reassumir sua prioridade: encontrar o presidente. Retorne ao elevador da Strut A. Fortune surgirá com o canhão eletro-magnético.

Antes de retornar ao elevador, mergulhe embaixo do mini-submarino e pegue os Termo-óculos embaixo d'água. Pressione CÍRCULO rápida e repetidamente para nadar, TRIÂNGULO rápida e repetidamente para diminuir o consumo de oxigênio, e use o analógico direito para dar guinadas de 90 ou 180 graus embaixo d'água.

FORTUNE

Vc rapidamente percebe que apesar do tamanho da barra de Life dela, realmente não adianta atirar contra Fortune. As balas simplesmente desviam e nunca a atingem. Apenas resista aos disparos, escondendo-se e executando flips (direcional+ X) e proteja sua cabeça dos pedaços de metal que caem dos objetos e do teto. Há 1 ração (e munição) aí. Em modo HARD ou superior, tente se proteger correndo com uma Cardboard Box selecionada.

27. Em pouco tempo o coronel chama vc dizendo que Fatman está no heliporto da Strut E, e o elevador traz Vamp dizendo a Fortune que Fatman se rebelou. Raiden atira em Fortune e os tiros desviados acertam Vamp. Raiden sobe o elevador e vc reassume no topo da Strut A. Use o Detector de Minas para recolher as Claymore, rastejando. Entre pelo lado leste e desça, entrando na porta vermelha da conexão FA.

28. Há 1 sentinela de guarda na conexão FA. Passe e entre na Strut F. Passe pelos guardas e entre na porta norte para chegar à conexão EF onde haverá pelo menos um Cypher estorvando. Entre na Strut E e passe pela sala de empacotamento subindo para o heliporto através das escadas cujo acesso fica no meio da parede leste. Suba todas as escadas até sair no topo do heliporto. Recolha toda a munição, equipe o Sensor A, e depois congele o C4 plantado no chão no meio do heliporto.

FATMAN

Fatman surge patinando de inline. Mantenha o Sensor A equipado. A brincadeira é simples: vc deve localizar e congelar os C4s enquanto atira no Gordo usando a Socom. A estratégia é a seguinte: dê uma série de tiros e quando ele cair, atire na cabeça dele. Vc tb pode tentar plantar Claymores, ou atirar nos patins dele para derrubá-lo. Ande por todo o heliporto pois ele vai plantar diversos explosivos C4 com timers. Fatman fica atirando em vc e foge rapidamente patinando. Pegue os itens que puder mas não perca tempo congelando os C4's. Corra com L1 pressionado para atirar sem parar e quando ele cair atire sempre em primeira pessoa. Mas se houver apenas 1 explosivo C4 a ser congelado, e Fatman estiver quase zerado e num bom campo de tiro, esqueça o C4 e detone-o. Sua prioridade secundária é economizar munição da Socom. Em níveis de difilculdade superiores, o bastardo planta até 7 explosivos de cada vez. Cole nele. Se vc está com o Radar desligado, vejo vc no hospício.

29. Fatman diz que vai mandar a Shell pelos ares, mas arma um último C4 antes de morrer. Está embaixo dele, então pegue-o no grab - segure QUADRADO bem perto dele, sem arma na mão, e ande um pouco - depois solte-o (pegue a dog-tag de Stillman que ele vai soltar). Congele o C4 e relaxe por enquanto.

Campbell fala que o presidente deve estar no núcleo da Shell 1. Pliskin chama, dizendo que a explosão que matou Stillman tb danificou toda a Strut H, e que o presidente agora deve estar realmente na Shell 1.

30. Saia do heliporto (rumo sul). Pegue a munição e os itens pelo caminho.

Surge um Cyber Ninja (idêntico a Gray Fox - em MGS).

O ninja diz que recebeu ordens de ajudar vc, e fala que o paradeiro do presidente pode ser revelado por um agente chamado Ames, que é um dos reféns mantidos no nível B1 do núcleo da Shell 1, e que pode ser encontrado entre os reféns pq tem um marca-passo no coração. O ninja entrega o card 2 e uma roupa de sentinela para Raiden se disfarçar pois a segurança no núcleo foi redobrada. O ninja fala da CCTV do elevador que identifica a sentinela pela farda cáqui e pelo rifle AK-74U. O Ninja fala sobre um sensor de identificação de retina tb. E fala que os terroristas possuem armas nucleares e já têm os códigos de lançamento revelados por um capitão da marinha americana; e fala que os terroristas estão com o novo Metal Gear na Big Shell. De final ele entrega a Raiden um celular que recebe e-mails, depois some. Campbell manda Raiden infiltrar-se no núcleo da Shell 1 - disfarçado como sentinela - e achar o agente Ames.

Dica: Este celular que recebe e-mails faz o controle vibrar quando o ninja tem alguma dica para sua proteção. Equipe-o para atender as chamadas.

31. Vá para a sala de empacotamento e saia pelo canto sudeste para a conexão EF. Equipe as Chaffs e o Detector de Minas. No meio da conexão, não vire a oeste para chegar ao Núcleo ainda. Segue explicação:

Para completar seu disfarce de sentinela e iludir a câmera de identificação - e assim pegar o elevador, vc PRECISA da AK-74u (arma das sentinelas que guardam o núcleo da Shell 1), ou soará o alarme. Essa arma fica na sala de munição LV 2 no armazém da Strut F, onde vc já esteve quando ainda não tinha o card 2 - que foi pego na Strut E com o ninja. Tenha muito cuidado, pois a ponte de conexão EF está protegida por Cyphers (que soam alarme mesmo quando Raiden estiver passando com o disfarce completo), minas Claymore, 1 sentinela usando binóculos lá no heliporto (lado norte), e a ponte que liga ao núcleo só pode ser atravessada 1 vez pois os alçapões/armadilha caem quando vc corre sobre eles (use filps).

32. Vamos repassar: Primeiro, atravessar a conexão EF, indo da Strut E para a Strut F. Segundo, pegar a AK na sala LV 2 ao norte do piso inferior na Strut F. Terceiro, voltar à conexão EF. Quarto, entrar no núcleo pela plataforma de ligação que fica no meio dele, lado oeste.

33. Corra sem parar pois há armadilhas tipo alçapão em toda a plataforma de ligação com o núcleo. Vista-se com o BDU (farda de sentinela, menu de items) e selecione a AK para completar seu disfarce. Então, entre no núcleo da Shell 1.

Rose chama vc no Codec, dizendo que o corpo de Solid Snake foi exumado e estava faltando um braço.

34. Passe pela CCTV. Vc pode andar ou correr aqui, mas é importante não atacar nem encostar em nenhum outro sentinela, mesmo disfarçado. Tb é importante não se agachar, nem dar flips, nem ficar brincando de apontar a AK pros caras. Vá para sul e entre pela porta oeste até chegar num alojamento onde haverá munição e um terminal para fazer o DownLoad desta área do núcleo ativando o Radar Soliton. Na parte norte desta seção há um elevador com a câmera de identificação sobre ele.

Nesta sala de armários do Núcleo da Shell 1, Raiden poderá encontrar um item chamado BOOK - é um livro de fotos eróticas, que serve para distrair as sentinelas (aperte QUADRADO para soltar o livro em algum lugar longe do elevador, na rota de patrulhamento de uma sentinela).

35. Pegue o elevador somente quando seu difarce estiver perfeito. Desça para o nível B2. Saindo do elevador, desça as escadas. Observe que é facil mover-se nesta seção pois é toda simétrica. Na sala central dos computadores há 5 guardas (e um papagaio numa gaiola). Pegue o D-Mic (microfone direcional, para ouvir o marca-passo de Ames), e mais itens, e ative seu Radar Soliton pelo node na parte nordeste. Na alça oeste, existem Books em cima de um dos armários (atire ou dê um combo). Retorne ao elevador e agora com o D-Mic, vá para B1.

Dica: Use o D-Mic para amplificar e ouvir conversas distantes de vc. Basta equipar e apontar.

36. Saia do elevador no nível B1 e verá 1 sentinela usando o leitor de retina. No node da sala da porta leste, DownLoad o mapa da área para ligar o Radar. Saia e vá para a parte sudoeste onde há um hall com revistas (e 1 poster do filme "As Panteras"). Neste hall, vasculhe os armários e depois use a sentinela que faz a rota de patrulhamento no corredor (segurando-o no grab com QUADRADO sem desacordá-lo) na frente do identificador de retina para abrir a porta. Um Book ajuda bastante aí.

37. Depois que Raiden entra, Campbell chama e explica como usar o microfone direcional (D-Mic, no seu menu de armas): chegue perto de qualquer refém e equipe-o. Não ataque a sentinela nem deixe-o ver Raiden segurando o D-Mic. Vc é capaz de ouvir o batimento cardiaco de todos os reféns, mas o marca-passo de Ames soará de modo diferente. Pressione o botão de ação e Raiden perguntará "Vc que é o Ames?". Se vc ainda tiver um Book, distraia esta sentinela. Ames é um dos reféns na parte sudoeste. Ele tem cabelo castanho. No EXTREME, ele está em outro lugar e usa gravata vermelha.

38. Se vc falar com o refém errado, os gemidos dele chamarão a atenção da verdadeira sentinela. Se vc acertar, Ames conversará com Raiden, falando que o presidente foi levado para o primeiro andar do Núcleo da Shell 2.

Ames tb fala que o incidente do Tanker (primeira parte da missão, quando vc jogou com Snake) e a construção da Big Shell foram planejados para encobrir a construção de um modelo de Metal Gear mais novo. Solid(us) Snake chega e Raiden ouve a conversa dos terroristas, usando o D-Mic.

Durante a conversa dos terroristas, aponte o D-Mic para a parte oeste. Ouvirá Johnny (o cagão do jogo anterior).

Ames explica a conspiração "Sons of Liberty" contra Manhattan e Wall Street. Raiden pega o card 3 no bolso dele. Revolver Ocelot percebe a conversa e se aproxima.

39. Muita calma nessa hora! Apenas pegue a AK e absolutamente NÃO SE MOVA. Ames tem 1 parada cardíaca (familiar?). Ocelot descobre o disfarce de Raiden. O cyber ninja surge e cobre a fuga de Raiden. Mas a segurança do núcleo soa o alarme.

40. Esconda-se dentro de um armário até o Radar sair do modo "Caution". Agora vc precisa encontrar o presidente na Shell 2, que fica além da conexão norte da Strut D. Volte para o elevador e vá para o nível 1.

41. Saia pela mesma porta sudeste que vc usou para entrar no núcleo. Agora contrariando o coronel, vá para sul na ponte de conexão EF e entre na Strut F. As duas portas LV 3 no nível superior da Strut F contêm: o PSG1 (leste) e um lança-granadas chamado RGB6 (oeste).

42. Volte para a conexão EF e teste seu novo PSG1 na sentinela da torre norte e depois nos Cyphers: CÍRCULO dá zoom e X afasta - assim como a câmera e o Scope. Cruze a conexão EF e entre na Strut E.

43. Vá para noroeste passando pela sala de empacotamento da Strut E, pela conexão DE, e depois pelo tanque de sedimentos da Strut D. Saia pela porta LV 3 da parte norte - agora vc possui o card 3 que recebeu de Ames.

Se vc pretende estrangular um soldado com o Radar estando nos modos ALERT ou EVASION, ou se vc precisa estrangular um soldado das back-up units, atordoe-o com 1 soco antes de pressionar QUADRADO.

44. Vc está na conexão entre as Shells 1 e 2, onde receberá uma chamada de Pliskin, que fala dos sensores IR armados com Semtex na conexão das duas Shells. Pliskin alerta vc sobre outros sensores IR que estão mais distantes da sua posição, e manda vc pegar o rifle PSG1 no armazém da Strut F (relaxe, já adiantamos esse lado). Abuse do zoom do PSG1 na hora de disparar, e tome 1 Pentazemim como vc tomava as cápsulas Diazepan em MGS, pressionando CÍRCULO com o menu de itens aberto. Nem todas as caixas de força são fáceis de achar. Eis a localização delas:

01 No chão bem na sua frente a alguns metros, olhando para o norte
02 Logo depois da primeira, junto à primeira série de Semtex
03 Bem na sua frente a alguns metros, na primeira estrutura, ao nível dos olhos
04 Em cima da porta pela qual vc saiu
05 No chão, na parte oeste depois da segunda estrutura
06 Atrás da Bandeira "Sons of Liberty"
07 Atrás do grupo de gaivotas na parte leste bem ao longe
08 Parede da Strut G - oeste
09 Parede da Strut G - leste
10 No Cypher (seu objetivo é a caixa de força - não o Cypher)
11 Parede da Strut D (do meio da escada, olhe para sudeste)
12 Embaixo da estrutura principal (fique na ponta dos pés com R1+L2+R2)
13 Embaixo da estrutura da conexão no lado oeste (vc só vê o lado da caixa)
14 No segundo Cypher

Em modo NORMAL, basta destruir até a número 10. Em modo HARD, até a 12. Em modo EXTREME, vc precisa destruir todas as caixas de força até a 14.

45. Quando vc destruir todas, uma animação mostra os feixes laser sendo desligados. Atravesse.

O tenente Pliskin fala que achou 1 helicóptero Kasatka e pergunta a Raiden sobre o Harrier (que desapareceu do heliporto), e fala que ainda há cerca de 30 reféns no núcleo. Pliskin apresenta seu parceiro chamado Otacon (quem será esse Pliskin? hehhe). Raiden pergunta a Campbell sobre Pliskin e Otacon. Campbell explica que Otacon e Snake foram caçados como terroristas por destruirem dezenas de Metal Gear's pelo mundo afora, mas nada sabe sobre Pliskin. Pliskin surge no Kasatka pilotado por Otacon. Solidus Snake tb aparece.

Neste exato momento nós temos certeza de que o tenente Pliskin é na verdade Solid Snake. Solidus usa um exoesqueleto similar àquele de Gray Fox o ninja em MGS. Solid Snake atira em Solidus que cai da conexão - mas reaparece em cima do Harrier - pilotado por Vamp. Snake joga o lançador Stinger e vários mísseis dele para Raiden lá embaixo. Solidus assume o Harrier.

HARRIER

Pegue a criança (o lançador Stinger) e seus respectivos mísseis. Fique no centro da conexão em princípio, pois a visão em terceira pessoa aqui não vai ajudar muito. Dispare 1 Stinger e mude sua posição, pois os foguetes do Harrier não são teleguiados. Solidus vai voar, planar, metralhar, xingar e disparar foguetes. Estude os padrões de ataque e localize os pontos eficazes para sua proteção. No meio da brincadeira a estrutura central é parcialmente destruída: passe para a seção inferior e continue mandando fogo no meio do Harrier. Deixe suas Rations selecionadas, por falar nisso. Na parte em que ele fica apenas metralhando, evite a rajada a todo custo. Cubra-se na parte sul e suba uma das 2 escadas para voltar à seção superior da conexão. Quando o Harrier sai do alcance da sua visão/marcação de Stinger, procure o ponto brilhante no horizonte - é a fuselagem do Harrier refletindo a luz do sol. Quando ele lançar as "cluster bomblets" (dezenas de bombas que se subdividem), proteja-se na parte inferior. Fique ligado pois Snake joga mais itens e tb ataca o Harrier, se vc demorar. Mantenha esta estratégia até zerar o Life do Harrier.

O Metal Gear RAY surge no mar atacando esta Strut, mas outras Struts tb cedem. O RAY segura o Harrier (tipo mordendo). Solidus manda Vamp cair fora. Vamp sai correndo - por cima do mar - até escalar uma estrutura. O RAY mergulha levando o Harrier.

Aqui, Raiden terá a confirmação total de que Pliskin é na verdade Solid Snake. O corpo de Snake exumado era na realidade o corpo de Liquid Snake. Otacon confirma que existe um novo Metal Gear protótipo sendo desenvolvido na Big Shell. Campbell manda Raiden pegar o presidente no Núcleo da Shell 2. As únicas estruturas estáveis na Shell 2 agora são a Strut L e o Núcleo.

46. O Radar Soliton está desligado, mas use o modo Hanging na estrutura destruída a leste. Avance até estar pendurado bem em cima da tubulação grande (olhe em primeira pessoa). Solte-se pressionando X. Ande - ANDE eu falei - sobre a tubulação ou vai escorregar e cair lá embaixo no mar. Seguindo outro curso de ação, vc pode tentar saltar a parte destruída para recolher mais munição. Isso é com vc.

47. Suba a plataforma externa (botão de ação para escalar um objeto, lembrou?) e prossiga rumo nordeste. Corra até a curva pois o chão por onde vc correr irá cedendo conforme vc passa. Hanging de novo e solte para descer. Dois thugs surgem. Na primeira parte "sem chão", passe rente à estrutura.

48. Cuidado com os guardas na segunda. Caso soe alarme, os Cyphers virão. Se vc for atacado e cair ficando pendurado, suba rapidamente (botão de ação tb). Passe pelo novo catwalk "sem chão" rente à parede, e abaixado sob a estrutura. Na próxima curva, haverá 1 guarda e... hehhe. Bem, vc verá... ande rente à parede para não levar 1 mijada - literalmente.

49. Chegue até o final da catwalk e desça - Hanging de novo - colete a munição. Pegue tb a ração no final e volte para atravessar as escadas de acesso. Muita calma. Quatro Cyphers guardam a entrada da conexão KL. Tome um Pentazemin e use o PSG nos 4, ou mande rajadas curtas da sua AK. Nas portas de acesso da Strut K e da Strut L, renove munição do PSG e Chaffs.

50. Se vc ainda não se habituou aos flips de Raiden (pressionando X enquanto corre), esta é sua última chance de treiná-los (treine na plataforma segura, antes que eu me esqueça). Vc precisa entrar no núcleo da Shell 2 para resgatar o presidente, e vai ter que fazer isso pulando por sobre o enorme vão que está após os degraus da ligação com o nucleo. O próximo vão pode ser transposto andando encostado ou em modo Hanging. Prossiga e entre no Núcleo.

51. Use o D-Mic para ouvir Solidus e Olga tratando mais alguns detalhes da operação e ligando a corrente elétrica. O chão fica eletrificado. O presidente está na sala do quadro de luz. Seu radar está off. Não vá para o norte onde o chão está eletrificado - vá para sul (pegue os itens), e depois para leste na porta que levaria à conexao HI para pegar Chaffs e uma nova arma chamada M4 (é um rifle de assalto similar ao FA-MAS de MGS).

52. A primeira sala à direita no corredor que vai para o norte tem CCTV's protegendo munição da Nikita (que vc ainda não pegou). A segunda sala à direita tem o node para ativar o radar. Ative-o e entre no elevador (norte, no final). Vá para o nível B1 que está quase todo inundado. Acesse o node na saída do elevador. Os pontos azuis no radar são pontos de respiro para Raiden tomar ar. Se o indicador de O2 zerar, o life vai começar a descer (Ration à mão). Desça a escada, entrando na água.

Dica: Direcional nada na superfície, sem novidade. Use direcional e CÍRCULO para nadar embaixo d'água, parando nos pontos de respiro. Mantenha o botão de ação pressionado rapidamente enquanto está embaixo d'água para a barra de O2 para descer um pouco mais devagar, se for o caso. Resumindo: fique pressionando TRIÂNGULO e CÍRCULO enquanto nada embaixo d'água, enquanto vc ainda não sabe com certeza todo o caminho de ida e volta de uma área.

53. Prossiga no mergulho em direção sul (em linha reta perfeita) até o final. pegue a Nikita e retorne, para fora d'água. Novamente pegue o elevador de volta para o nível 1 e entre na sala das CCTV's que protegem a munição da Nikita. Lance uma Chaff e pegue os mísseis, ou destrua cada CCTV com 1 tiro de Socom ou M4. Vc pode usar a Nikita daqui mesmo, ou continue para o passo 54.

54. Retorne à parte sul. Na ventilação da parede norte da parte baixa no extremo sul, ajoelhe-se com a Nikita no skema. Lance um míssil e controle-o usando todo o recurso analógico para evitar que o míssil ganhe velocidade. Não existe mais visão em terceira pessoa: manobre em frente até o final fazendo a única curva possível (para o lado direito), depois para a esquerda, e passando sem atingir o presidente, até o míssil aterrisar nas 3 caixas de luz (não sei se isso ajuda muito vc, pq a monitoração dos mísseis é em primeira pessoa, mas são as caixas de luz no canto nordeste da sala). É fácil, vc acerta no máximo na terceira tentativa. Agora dê a volta para a parte norte e passe por sobre a plataforma que estava eletrificada, entrando pela porta.

Dica: Em modo HARD ou superior, o presidente está dormindo bem na frente das caixas de força. Use algum explosivo para fazê-lo acordar e andar para outra parte da sala, depois use a Nikita.

O presidente vai falar um monte, então se vc não está nem aí ou já assistiu a trama, pule as animações pressionando X, e as conversas pelo Codec apertando TRIÂNGULO 2x... e vá para o passo 55.

Johnson, o presidente dos Estados Unidos, não identifica se Raiden é homem ou mulher - então enfia a mão nas bolas dele pra ter certeza (...). Raiden fala que é um FOX-HOUND. O presidente Johnson fala que já entrou os códigos para lançar as armas nucleares pois antes estava junto com os terroristas na causa deles, para ter poder real tornando-se um dos "Patriots" - um grupo de 12 pessoas com identidade altamente secreta, que toma as verdadeiras decisões do governo, e que nem o próprio presidente sabe quem são.

Ele fala que o predecessor dele, o ex-presidente George Sears, é na realidade Solidus Snake; que o Chefe do DARPA junto com outros partidos influentes desenvoveram o projeto Metal Gear REX e uma ogiva nuclear com capacidade stealth, mas Solidus interferiu e portanto perdeu a presidência. Mas ele fala que o novo projeto do Metal Gear não é o Metal Gear RAY, cuja tecnologia havia sido roubada por Revolver Ocelot no Tanker 2 anos atrás: A própria instalação Big Shell é o novo Metal Gear, que está protegido por uma horda de Metal Gear RAYs. "Arsenal Gear" é o codinome do novo Metal Gear. A chave da supremacia na mais alta esfera do poder, pois Arsenal inclui um sistema chamado "GW" que será integrado para viabilizar um método de controle e filtro das informações mundiais públicas garantindo deste modo a proteção da supremacia dos Patriots.

O presidente fala sobre a operação que Solidus nomeou de "Outer Heaven": um ataque nuclear será lançado sobre Wall Street para gerar o caos financeiro e político. O presidente fala que a programadora do GW é Emma Emmerick e está sendo mantida presa na sala de armários na parte noroeste do nível B1. O presidente entrega a Raiden o card 4 e um CD com o programa para carregar o vírus na sala de computadores do nível B2 no núcleo da Shell 1.

O presidente termina a explicação e manda Raiden matá-lo, pois a checagem vital negativa dele pode impedir o lançamento das armas nucleares. Raiden hesita. Revolver Ocelot surge, atira no presidente e sai. O presidente manda Raiden deter Arsenal e morre. Campbell manda Raiden obedecer a última ordem do presidente e deter Arsenal, mas nega o conhecimento do Arsenal e dos Patriots.

Solid Snake reporta a Raiden que já sabia sobre a Big Shell ser o Arsenal Gear camuflado, e explica a Raiden a conspiração do Tanker de 2 anos atrás, quando Otacon o resgatou de barco: Revolver Ocelot cuidou para que Otacon e Snake fossem incriminados pela destruição do Tanker com as fotos tiradas pelo Cypher (que apareceu quando vc venceu Olga no Tanker). Os homens de Ocelot mandaram um segundo Tanker verdadeiramente carregado para o mesmo lugar do primeiro e o afundaram propositalmente, para explicar o vazamento de petróleo para a opinião pública e incentivar a rápida construção da instalação de descontaminação Big Shell - calculadamente criada para camuflar o Arsenal Gear. Snake diz que as ogivas nucleares do Arsenal já estão prontas para lançamento. Otacon fala a Raiden que Emma e ele são irmãos de pais diferentes - e que Emma parou de falar com ele devido a um incidente na infância.

55. Volte para o elevador na parte norte e desça para o nível B1. Saia do elevador e entre na água. Mergulhe (CÍRCULO). Usando os pontos de respiro inteligentemente, vc deve ir para sul e depois para oeste e finalmente para norte. Na junção centro-sul está o N.V.G. (óculos de intensificação de luz). Cuidado: há minas submarinas nesta seção. Vá para sul, depois abra a porta do lado oeste e verá um presunto submarino (Stillman). Ultrapasse os 3 obstáculos de metais retorcidos indo até o extremo oeste. Dentre estes obstáculos, colete mais mísseis Stinger e o PSG1-T (tranquilizante). Depois abra outra porta e aí nade na direção norte até sair da água. Na parede norte há uma porta LV 4. Entre.

Vamp fala que Emma talvez ainda esteja viva, mas não tem mais utilidade para eles; fala que o Arsenal está armado com uma nova bomba de nitrogênio purificado; e fala sobre o Life Reaction Tank embaixo da sala, cuja água superleve pelo efeito de micro-bactérias impede que vc nade de volta à superfície, se cair lá dentro.

VAMP

Não atire em terceira pessoa ou Vamp prevê suas ações. Use a arma que quiser, e varie os ataques: combos (desarmado); RGB6 (lançador de granadas); Stinger, AK (aquela do disfarce de sentinela na Shell 1), M4, PSG1, Socom, ou até a Nikita. Plante Claymores tb, para impedir que ele chegue até vc caminhando. Estude a sequência de facas lançadas por ele (3, depois 1). Quando ele estiver embaixo d'água, vc tb pode lançar granadas ou fuzilar o bastardo. Se ele derrubar vc numa beirada, pressione o botão de ação para subir rapidamente pois Raiden não vai resistir em Hanging por muito tempo aí. Pegue a Ration dentro d'água usando o Hanging. Quando Vamp está rodeado por luz vermelha, não adianta atirar - ele se defende ou skiva. Vc pode atirar nas facas que ele lança em sequência tb. Não deixe-o acertar facas na sua sombra pq isso paralisa vc (se ficar paralisado, mova rápido o direcional em várias direções e pressione os botões rapidamente para se livrar, ou atire na faca que "prendeu" a sua sombra). Para evitar que ele atire facas na sua sombra, já comece atirando nas 4 lâmpadas da sala. Se pretende usar C4's, plante-os na parte norte. Vamp cai na água superleve quando vc zerar o Life dele.

56. Vá para norte (porta LV 4) e nade orientando-se para oeste. O Body Armor está na parte nordeste, mas cuidado com as minas. Saia na escada longa que vc vai encontrar ao norte. Entre pela porta oeste e ligue o Radar Soliton no node. Pegue itens (inclusive dentro dos armários). Emma está no armário central na parede norte.

Raiden abre o armário. Emma se mija (mal de família?) e fala sobre o Arsenal, sobre o irmão Otacon, e fala que aprendeu a nadar - mas tem trauma de água pq quase se afogou em uma piscina, na infância. Emma fala que injetaram algo nela para impedí-la de andar. Raiden conta a ela que Otacon está no skema.

57. Vc deve guiar Raiden nadando por baixo d'água - com Emma segurando o seu pescoço. Mergulhando, pegue o Body Armor no canto nordeste (será útil contra os últimos Chefes de Fase, em níveis avançados de dificuldade). Nade para oeste, sul e leste. O Life de Emma é menor: passe longe das minas submarinas e respire sempre que possível. Saia da água na primeira câmara de filtragem, onde vc detonou Vamp.

Emma fala sobre sua infância com Otacon. Campbell manda Raiden seguir com ela pela defensa de óleo da Strut L até chegarem ao núcleo da Shell 1 - lá vcs devem usar o CD com o vírus na sala de computadores do nível B2. Campbell tb explica como ajudar Emma a caminhar: segurando o botão de ação perto dela para Raiden segurá-la pela mão e andar (atenção, pois ou vcs caminham ou vc usa o armamento). Otacon e Emma começam a discutir pelo Codec: ela fala que entrou no projeto do Metal Gear de propósito para machucar os sentimentos do irmão, e o acusa de quase tê-la deixado se afogar na piscina durante a infância. Snake corta a discussão.

58. Pressione e segure o botão de ação perto de Emma para segurá-la pela mão. Emma anda muito devagar pq foi dopada. Vá para sul com ela pelo lado leste, ou recolha as Claymores na parte oeste e passe.

Emma fala que o "vírus" no disco que Raiden recebeu pelo presidente é o programa do projeto dela. Raiden fala que o presidente está morto. Emma fala que foi ela quem criou o GW (sistema de processamento de dados global para controle de informações) e fala sobre os Patriots, e sobre seu papagaio - o único amigo dela.

59. Mergulhe e faça todo o caminho de volta para a saída na escada do extremo canto nordeste, parando sempre nos pontos de respiro. Saindo da água, suba a escada e ande para oeste até o elevador. Use o Coolant para remover as baratas d'água no caminho, ou Emma não atravessará o caminho até o elevador, a menos que vc pegue-a no grab. Suba para o nível 1.

60. No nível 1, onde o presidente foi morto, ponha a galera pra fazer "Zzz" e traga Emma no sentido anti-horário para a saída do núcleo 2, no canto nordeste. Cuide dos Cyphers - e das sentinelas - e depois apague o fogo da plataforma usando o Coolant, ou vai fritar a menina.

61. Traga Emma pela mão até a entrada da Strut L (LV 5, mas o crachá de Emma é um card LV 5). Entre e apague os guardas. Aproxime-se do alçapão na parte sul e ali vcs descerão as escadas da Strut L até chegarem na defensa da Shell ao nível do mar.

62. Snake fala pra vc dar cobertura à Emma com seu PSG1. Equipe tb os Termo-óculos. Destrua todas as minas Claymore no caminho dela primeiro. Seja rápido pois existem mais minas longe de sua posição tb. Agora neutralize guardas e quaisquer Cyphers que aparecerão perto dela. Olhe em todas as direções atentamente.

63. No meio do caminho dela, Snake chama vc no Codec e se oferece para ajudar (aliás, Snake estará atirando da Strut que fica na direção do pôr do sol). Basta ligar para a frequência de Snake 1 vez, e continuar acompanhando Emma pelo PSG1, para garantir um melhor trabalho em equipe com Snake. Existem guardas, Cyphers e mais Claymores no caminho dela. Essas Claymores estão bem longe, use o zoom máximo do PSG. Se vc tb pegou o PSG1-T, pode usá-lo para atirar dardos tranquilizantes nas sentinelas, matando menos gente. Às vezes Emma escorrega mas se levanta logo em seguida. Em alguns minutos ela vai chegar perto do final do percurso.

Use seu D-Mic apontando para Emma ou para Snake. Em determinados pontos do percurso, personagens "ocultos" marcarão presença.

VAMP (segundo encontro)

Vamp reaparece do nada e segura Emma torturando-a com uma faca. Snake não atira, a coisa é com vc mesmo. Zoom máximo no PSG e Pentazemin pra dentro. Dois tiros certeiros na cabeça de Vamp devem bastar.

Vamp esfaqueia Emma profundamente. Snake pega Emma e manda Raiden levar o disco com o vírus
para os computadores do nível B2 no núcleo da Shell 1.

64. O tempo está correndo. Vc reassume na Strut E, na parte inferior sudoeste. Abra a porta norte e entre vá para oeste e siga para a parede sudeste da seção de empacotamento para chegar à conexão EF que tem ligação com o núcleo.

Se vc estiver colecionando DOG-TAGS, visite a sala noroeste antes de subir as escadas.

65. A conexão EF possui 3 Cyphers de guarda. Puna-os com o Stinger ou algum dos rifles. Atravesse a ligação destruída no modo Hanging, e entre para oeste. Ignore os sistemas de segurança do núcleo: foram todos desligados. Entre no elevador.

Snake, Otacon e Emma estão na sala de computadores do nível B2. Snake insere o disco que Emma deixou pronto. O UpLoad do vírus tem início. Emma morre. Otacon chora a morte da irmã - e se lembra de Sniper Wolf.

Soam os avisos de evacuar a instalação. Arsenal Gear está operacional. Otacon sai para cuidar dos reféns. Snake chama o Cyber Ninja - que pune Raiden. Snake fala que nunca disse que estava do seu lado. Raiden cai inconsciente - e a Big Shell começa a ser totalmente inundada.

66. Raiden acorda totalmente nu preso a uma máquina de tortura (bem familiar para quem conhece MGS... adoro essa sala!), diante de Ocelot e Solidus Snake. Solidus vai torturar vc uma única vez com um braço-tentáculo dele. Quando começar a tortura, pressione o botão de ação (TRIÂNGULO, não CÍRCULO!!!) rápida e repetidamente para não morrer asfixiado.

Solidus fala que é o padrinho de Raiden. Revolver Ocelot tem uma crise devido ao implante do braço de Liquid Snake. Solidus diz que vai lançar os armamentos do Arsenal Gear dentro de uma hora. Ocelot debocha de Solidus dizendo que ele é o Big Boss cuspido e escarrado. Solidus sai. Olga entra. Ocelot sai. Olga fica de costas para a câmera de monitoração da sala de tortura e disfarçadamente conversa com Raiden; assume que era o Ninja - e fala que esteve protegendo Raiden por ordem dos Patriots, que sequestraram o filho dela nascido há quase 2 anos após o episódio do Tanker.

Olga fala que Solid Snake sempre esteve do lado de Raiden mas precisava mentir para entrar no Arsenal Gear. Ela fala que Solid Snake está com todos os equipamentos de Raiden e um card de acesso. A cena mostra vários Metal Gear RAYs. Olga deseja boa sorte a Raiden e fala que daqui a pouco vai soltar as travas da máquina de tortura para ele fugir, depois soca o estômago dele para ninguém desconfiar, e sai da sala. Rose conversa sobre o passado de Raiden, que começa a recuperar sua memória: não era apenas um garoto da Força Virtual 21, mas sim um guerreiro altamente capacitado.

67. Olga libertará Raiden. Essa é a parte patética - Raiden andando peladão com a mão na frente do... bem, "com a mão na frente". A sala é extremamente familiar para os jogadores de MGS: vc pensará que está em Shadow Moses. Saia pela mesma porta de sempre, leste.

68. Faça o DownLoad desta área no node para ativar o Radar Soliton. Saia pela outra porta leste. O Coronel Campbell começa a ficar estranho. Vá para o norte do hangar e suba a escada oeste para chegar na outra seção. Procure a entrada nordeste e siga rumo leste para entrar no cólon ascendente do Arsenal Gear.

69. Campbell vai falar um monte de asneiras aí (atenda todas as chamadas no Codec!!!). Após muitas asneiras, Rose chama (atenda) e eles batem um puta papo.

70. Solid Snake aparece e entrega os itens de Raiden - e uma nova arma: uma espada ("Blade") que Snake ensina a vc como usar (com o direcional analógico direito do Dual Shock 2). Com Snake, atravesse o hall rumo norte punindo todos com a arma que preferir (vc já pode usar a Blade) e acompanhando Snake.

Otacon fala algumas coisas e diz que o coronel Campbell pode ser uma IA (inteligência artificial).

71. Siga rumo norte e entrará numa câmara redonda de onde saltarão vários soldados. São os Tengu. Puna todos com a arma que lhe convier. Se vc vai "treinar" com a Blade, pressione QUADRADO para mudar de azul para vermelha e vice-e-versa (vermelha corta mortalmente; azul bate com a lateral da lâmina - use a lâmina em azul). Snake manda vc seguí-lo, então avance detonando todos os soldados o mais rápido possível. Recolha todos os itens que surgirem, tb.

Cuidado aqui: a tela ficará pequena duas vezes (quando aparece "Fission Mail") para tirar sua concentração fazendo vc pensar que morreu. Isso será explicado no final do game. Continue normalmente até que a tela volte ao normal.

Fortune chega falando que vai destruir Snake por ter matado o pai dela (o Comandante Dolph, no Tanker). Snake fala que não foi ele quem matou o pai dela, mas prepara-se para lutar com ela, e manda Raiden cair fora. Raiden sai, e aparece dentro de uma arena similar a um ambiente VR - e vc escuta algumas palavras de Solidus Snake.

METAL GEAR RAY - ARENA

Raiden será atacado por TRÊS Metal Gear Rays ao mesmo tempo, mas vc precisa destruir CINCO para prosseguir. Eles atacarão com lasers (curta distância), rajadas de metralhadora (média distância) e séries de 3 foguetes (longa distância), usando exatamente o mesmo padrão ofensivo de ataque do Metal Gear Rex em MGS. O problema é que vc nunca consegue ficar perto dos 3 Metal Gears, então sempre haverá pelo menos 1 lançando a série de foguetes. A primeira novidade é que eles se movem com maior leveza (e portanto maior agilidade) do que o Rex. A segunda novidade é que eles tb lançam séries de 2 foguetes guiados por calor, que não batem no chão - e sim em VC. Esquive-se usando os flips (direcional + X). Stinger neles! Um impacto no joelho de um Ray faz ele "abrir o rosto" por alguns segundos - como se fosse atacar com o laser. Este é o momento em que eles ficam mais vulneráveis ao impacto do Stinger. Seja rápido e ultra-ofensivo para não receber dano. Use L1 para defender as rajadas de metralhadora com a Blade, se gostar da idéia. Use Chaffs tb para confundir os sensores dos foguetes teleguiados. Caso vc não tenha pego o Body Armor, deixe suas Rations à mão. Depois eles entrarão na arena. Evite os pisões. Quando um Ray estiver perto demais, cuidado com os pisões pq o raio de impacto é maior do que o pisão do Rex. Tire 5 RAYs de combate para seguir adiante em nível NORMAL, 10 em nível HARD e 20 no EXTREME. As versões européia e japonesa são diferentes da versão americana e possuem tb o modo VERY HARD. Para passar desta parte no nível HARD, esqueça as Rations e munições do Stinger e simplesmente não pare de atacar os RAYs nem por 1 segundo que torna-se fácil. Não tentei no EXTREME ainda.

Olga chega e fala que se Raiden morrer, a criança dela tb morrerá. Solidus Snake entra e mata Olga dando um tiro na cabeça dela, depois dela implorar a Raiden que ele sobreviva. Os Metal Gear RAYs começam a apresentar defeito e a se moverem estranhamente. Revolver Ocelot fala que a rede neural do GW (a IA do Arsenal Gear) está dando pane. Fortune entra trazendo Solid Snake algemado.

Neste exato momento aparecerá a opção de SAVE automático. Salve seu jogo.

72. Solidus Snake vai torturar Raiden novamente. Pressione rápida e repetidamente o botão de ação para evitar que Raiden seja asfixiado. Isto será apenas um tipo de pressão psicológica. Vc precisa ser muito incompetente para morrer nesta parte em nível NORMAL, mas cuidado no HARD.

Solidus e Fortune conversam, dizendo que a informação que os Patriots querem filtrar está no GW, assim como as informações para controlar as massas.

Revolver Ocelot entra, e fala que toda essa fase da operação foi uma recriação orquestrada de Shadow Moses: a morte de Ames e do presidente, o Ninja, o vírus digital imitando o FOXDIE... nada coincidental. Ocelot fala que este exercício VR de Raiden é o coração do projeto, pois qualquer babaca pode lutar como Snake usando o sistema "S3" (Solid Snake Simulation). Ocelot fala que Solidus, Olga e o Dead Cell foram apenas peões, a maior coleção de aberrações fora da FOX-HOUND.

Ocelot revela que os infortúnios na vida de Fortune foram propositais; atira nela (o tiro pega) e explica o porquê da farsa arquitetada pelos Patriots contra a Dead Cell, tudo montado exceto a presença do verdadeiro Solid Snake, e explica que as balas desviam dela apenas por um truque de eletromagnetismo (sim, mas pergunto eu: pq as granadas tb não explodem perto dela?). Ocelot entra no cockpit de um Metal Gear RAY, depois prepara-se para descarregar toda a munição do RAY sobre Snake, Raiden e Solidus. Fortune levanta-se, entra na frente deles e manifesta seu poder desviando todos os mísseis, mas depois de sua última fala, acaba morrendo tb.

Liquid Snake assume o controle de Revolver Ocelot e saúda os 2 irmãos, dizendo que foi ele quem vazou a informação sobre o Arsenal Gear para Otacon. Liquid fala que vai punir os Patriots - e que no mundo só pode haver 1 Snake e 1 Big Boss. Solid Snake se livra das algemas. O Metal Gear RAY pilotado por Liquid pula de cima do Arsenal Gear e mergulha no mar, e Solid Snake pula atrás.

Arsenal Gear passa por baixo da ponte George Washington na Baía de Manhattan. Solidus e Raiden caem sobre o telhado do Hall Federal. Solidus ri da coincidência explicando a Raiden o 30 de abril quando George Washington assumiu a cadeira da presidência dos Estados Unidos, exatos 200 anos atrás naquele mesmo lugar; fala sobre os princípios de liberdade do cidadão nos Estados Unidos; sobre DNA, sobre o projeto "Les Enfants Terribles"; sobre Big Boss; sobre o controle do fluxo digital de informação dos Patriots e sobre como vai pegá-los para dar início a uma nova era, acabando com a censura secreta que controla o equilíbrio de poder da sociedade americana, e assim fazendo nascer os verdadeiros "Sons of Liberty" ("Filhos da Liberdade").

O Coronel Campbell se apresenta como sendo uma IA (um programa) após Shadow Moses. Ele e Rose falam sobre a quantidade de informação inútil e que existe acessível na Internet e que se multiplica na sociedade humana; falam sobre os webmasters que apenas copiam mas nunca criam contexto; falam o motivo de Raiden ter sido o escolhido entre as muitas outras crianças do exército de Solidus. E falam que S3 significa na verdade "Selection for Societal Sanity" ("Seleção para Sanidade da Sociedade").

Solidus joga uma Blade para Raiden, e diz que as nanomáquinas no sangue de Raiden carregam as informações top-secret do GW sobre os Patriots - e que agora Raiden deve morrer.

SOLIDUS SNAKE: Batalha Final

Equipe o Body Armor. Fique longe das beiradas do telhado. Se ficar pendurado, pressione o botão de ação rápido para subir. Use L1 para defender (ao contrário da maioria dos games de luta, aqui vc pode defender correndo). Cuidado com os tentáculos de Solidus. Se vc for pego pelo pescoço, pressione rápida e repetidamente o botão de ação como fez na parte da tortura. Use flips para se skivar ou para passar pelos rastros de fogo. Skive quando ele ficar rodeado pela energia verde e vier para cima de vc (ataques indefensáveis). Se vc começar a sangrar, lamente: não dá tempo de ficar abaixado para cessar a hemorragia. Há uma Ration no canto noroeste, na dificuldade NORMAL. Não ataque pela frente, pois as defesas dele são muito boas. Circule em volta dele, para pegá-lo pelas costas ou de lado, sempre na base do contra-ataque. Acerte-o e mova-se sempre. Use combos com a Blade (direcional analógico da direita) ou investidas (pressione o analógico da direita para baixo - para dentro - alguns gamers publicam essa manobra como "R3"). Evite os mísseis teleguiados (4 por série) que ele manda quando vc se distancia. Vc pode tentar atacar esses mísseis com a Blade, mas desviar é mais seguro. Após alguns ataques, ele começa a curto-circuitar e no meio do Life ele ejeta os tentáculos para ganhar agilidade e aerodinâmica, aumentando o número de rastros de fogo que agora são em forma de V, triangulares, ou poligonais. Flip-se. Agora seus combos podem levar Solidus a knock-down. Acabe com ele.

Solid Snake vem até vc; fala que não existe no mundo nada como realidade absoluta; que não existe destino e que qualquer homem pode escrever o seu próprio futuro; fala que Raiden decida quem deseja ser e como deseja viver. Pessoas comuns começam a passar por eles na rua mas simplesmente nem notam os seus trajes de FOX-HOUND.

Raiden se desfaz das dog-tags (com o SEU nome, que vc entrou no início da missão na Big Shell, passo 02). Snake mostra o disco com o vírus que foi produzido para apagar as evidências da existência dos Patriots. Snake desaparece, certamente na companhia do camarada Otacon. Rose aparece pessoalmente na frente de Raiden. Eles terminam juntos.

Créditos

Solid Snake / Pliskin David Hayter
Raiden Quinton Flynn
Hal 'Otacon' Emmerick Christopher Randolph
Olga Gurlukovich Vanessa Marshall
Revolver Ocelot Patrick Zimmerman
Fortune Maula Gale
Vamp Phil LaMarr
Fatman Barry Dennen
Solidus Snake John Cygan
Liquid Snake Cam Clarke
Emma Emmerick Jennifer Hale
Dirigido por Hideo Kojima

Voz de Solid Snake: "Vc é livre para escolher como deseja viver. O DNA não é a única coisa que pode ser passada para as novas gerações. Construir o futuro e preservar o passado vivo são a mesma coisa."

Voz de Otacon: "Snake, encontrei a lista com o nome dos 12 Patriots... um deles era um de nossos principais colaboradores... são todos de Manhattan... mas é estranho, todos estão mortos... há 100 anos."

Eis o meu primeiro Score em MGS2 abaixo. É algo péssimo (demorei quase 13 horas), pois fiquei assistindo a todas as animações e diálogos, chamando a galera via Codec, e explorando todas as áreas e diversas opções dentre os itens, para atingir a máxima qualidade possível logo na primeira revisão do Walkthrough. Em modo NORMAL, é perfeitamente possível fechar o jogo inteiro (Tanker e Big Shell) em menos de 2 horas e meia.

RESULT

PLAY TIME 12:56:00
SAVE 11 TIMES
CONTINUE 60 TIMES
ALERT MODE 58 TIMES
PERSONS 65 KILLED
RATIONS 31 USED

Depois de fechar o jogo, vc receberá um CLEAR CODE (Código de Liberação). Anote-o e entre com este código no site da Konami - http://www.konamijpn.com - para ver o seu RANK final e, se desejar, cadastrar-se na Konami... mas NÃO CADASTRE SEU E-MAIL ou precisará filtrar e bloquear todo o SPAM da Konami.

Vc tb receberá 1 CAMERA (para salvar fotografias no memory card), o nível de dificuldade EXTREME estará disponível, e uma nova opção surgirá dentro do menu NEW GAME, para vc selecionar 3 tipos de missão:

TANKER - PLANT (missão completa)

TANKER (somente a missão no petroleiro)

PLANT (somente a missão na Big Shell)

Fechando o jogo em qualquer um dos 3 tipos de missão, vc sempre receberá um CLEAR CODE.

 

Criado por: http://www.geocities.com/f117a_nh.geo/index.htm